Pplware

Apple Pay, uma década atrás do Japão em pagamentos móveis

Foi há uma semana que a Apple apresentou aquilo que será o seu serviço de pagamentos com o iPhone ou Apple Watch, o Apple Pay, mas essa novidade não impressionou os seus clientes no Japão. Afinal, os pagamentos móveis sem contacto – ou contactless – são vulgares no país há já uma década.

É isso mesmo que o Apple Pay promete, a capacidade de pagar sem contacto e de forma segura, mas isso é o que acontece no Japão desde Junho de 2004, data em que essa capacidade foi introduzida nos pagamentos móveis desse país.

Um tipo de chip NFC, conhecido no Japão como FeliCa, desde que foi introduzido no Japão que tem sido colocado em praticamente todos os telemóveis vendidos no país desde então.

O iPhone tem sido dos poucos smartphones que sem chip NFC, mas isso acaba de mudar agora com a chegada do iPhone 6. Contudo, note que o NFC será para utilização única e exclusiva em pagamentos, não será possível utilizar essa via de comunicação para emparelhar com dispositivos ou transferir ficheiros ou contactos como acontece noutras plataformas.

A tecnologia FeliCa foi desenvolvida pela Sony em 1989 e foi utilizada pela primeira vez no metro em Hong Kong em 1997, num tipo de cartão chamado Octopus, inspirando assim cidades por todo o mundo à utilização de tecnologia semelhante, sem contacto, em toda a rede de transportes públicos. Estes cartões de transporte levaram a que a tecnologia fosse vista como muito útil e prática, tendo sido implantada nos telefones em 2004.

Há 10 anos, o director de serviços multimédia da operadora móvel NTT Docomo, Takeshi Natsuno, referiu alguns benefícios de trocar dinheiro por um telefone móvel: “Quando saio de casa pela manhã, a única coisa que trago comigo é o meu telefone, que me permite pagar o que quiser e utilizar nos transportes públicos, bastando passar com o telefone sobre um leitor especial nas lojas, estações ou aeroportos”.

Michael Au, presidente da empresa de segurança digital Gemalto no Sul da Ásia e Japão, refere que “o Japão tem a mais desenvolvida infraestrutura de pagamento sem contacto do mundo e os clientes já estão familiarizados na utilização dos seus dispositivos móveis para serviços de pagamento sem contacto”. A Sony, que já produziu mais de 530 milhões de chips FeliCa para cartões e 245 milhões para dispositivos móveis, é agora responsável por compatibilizar centenas de serviços que utilizam a mesma tecnologia – e tudo isto se resume à chamada Síndrome de Galápagos, que faz do Japão um país tecnologicamente muito mais avançado que todo o mundo.

A tecnologia NFC foi aprovada como standard em 2003, fruto de uma cooperação entre a Sony e a NXP Semiconductors, mas não conseguiu atingir o nível de popularidade e integração que têm actualmente os sistemas FeliCa no Japão. O método de pagamento com recurso a dispositivos móveis já está demonstrado que funciona, basta implementá-lo no resto do mundo.

Será que este passo da Apple era o que faltava para a massificação do pagamento com dispositivos móveis?

Via JapanToday

Exit mobile version