Se a ideia é simplificar as tarefas do dia-a-dia, então o Apple Pay poderá ser uma das ferramentas mais importantes nessa missão.
Segundo analistas, este serviço da Apple será responsável por 10% de todas as transações já em 2025.
O sistema de pagamentos da empresa fundada por Steve Jobs pretende ser uma alternativa aos métodos tradicionais como dinheiro vivo e cartões de débito.
Apple Pay será responsável por 10% das transações em 2025
O serviço de pagamentos da Apple tem crescido significativamente. De momento, já é responsável por cerca de 5% de todas as transações globais de cartões. Mas não se deve ficar por aqui.
Através dos dados da Apple, a empresa de pesquisa Bernstein, concluiu que o Apple Pay será responsável por 1 em cada 10 transações no futuro.
Assim, espera-se que, a nível global, em 2025 cerca de 10% dos pagamentos seja efetuado através do serviço da empresa de Cupertino.
Segundo os analistas da Bernstein:
De fato, existem muitas razões para uma preocupação de que a Apple tente alterar o ecossistema de pagamentos.
Desta forma, é expetável que o dinheiro físico seja utilizado cada vez com menos regularidade. O que abre portas para uma utilização mais abrangente dos pagamentos digitais, onde entra o Apple Pay.
No entanto, o serviço da Apple poderá tornar-se, cada vez mais, num rival à altura de outros sistemas semelhantes como, por exemplo, o PayPal, como alertam os analistas da Bernstein:
O Apple Pay é realmente uma das ameaças competitivas de longo prazo para o PayPal.
A empresa da maçã ganha com cada transação realizada do dispositivo, mas é uma forma dos utilizadores armazenarem os seus cartões de crédito e débito, fazendo pagamentos de forma rápida e simples pelo iPhone, através da tecnologia NFC.
Os resultados do último trimeste da Apple, mostram que a venda de iPhones gerou 12, 7 mil milhões de dólares, um valor que inclui o Apple Pay.
Por sua vez, estima-se que os pagamentos ‘sem contacto’, aumentem para 1,5 triliões de dólares em 2024, valor que, atualmente, se encontra nos 178 mil milhões de dólares, segundo a Juniper Research.
Leia também: