A Apple tem estado a preparar a apresentação de uma nova versão do OSX, com novidades que pretendem aproximar este SO com o seu SO móvel.
Não existe ainda nada em concreto sobre o que o OSX 10.10 irá trazer, mas sabe-se já que muito provavelmente será apresentado já no próximo mês de Junho, na Worldwide Developers Conference 2014.
Por norma a posição do OSX face ao iOS, na WWDC, é secundária, sendo dado ao OS móvel o foco principal e todas as atenções, mas este ano esta posição pode estar a ser alterada.
Espera-se que a principal atracção da WWDC de 2014 seja a nova versão do OSX, que deverá apresentar uma imagem completamente alterada, muito à imagem do que aconteceu na mudança do iOS 6 para o 7.
Esta noticia está a ser veiculada pelo site 9to5mac, sendo baseada em informações internas da própria Apple a que tiveram acesso.
A nova versão do OSX, de nome de código “Syrah”, e a sua nova interface gráfica, espera-se que seja algo de completamente diferente do que é conhecido e que mantenha a tradição da Apple em alterar completamente as interfaces e adaptá-las às necessidades dos utilizadores.
A sua mais recente alteração surgiu com o iOS 7, onde foi mostrada uma interface completamente redesenhada e ajustada às novas necessidades.
A necessidade de ter pronto o OSX 10.10 e as suas mudanças radicais obrigou as equipas de criação de interfaces da Apple a serem movidas dos desenvolvimentos do iOS 8 para este.
Esta é em parte a razão para que o iOS 8 esteja para segundo plano na WWDC deste ano e também para o facto de, provavelmente, todas as novidades que se esperavam para este sistema operativo apenas surjam na versão 8.1.
As mudanças que o iOS 8 trará não vão ser tão significativas como as que o iOS 7 trouxe, mas podem estar a preparar a introdução de novas funcionalidades, já diversas vezes faladas e que podem preparar a chegada do tão esperado e tantas vezes anunciado iWatch.
A Apple sempre garantiu que a separação entre os seus dois sistemas operativos seria mantida e sempre seriam distintos, mas o que as últimas versões têm mostrado é uma aproximação de funcionalidades e até de alguns elementos gráficos, mas isso pode apenas fazer parte de uma intenção da Apple de criar uma experiência de utilização única e transversal.
A WWDC 2014 começa dentro de um mês, e nessa altura a Apple trará ao mundo as novidades que tem estado a preparar, podendo ou não estar disponíveis de imediato, ou sendo adiadas para lançamento alguns meses depois.