Pplware

Apple MobileMe será iCloud – O novo serviço cloud da Apple

Isso diz muita coisa, a ser verdade! Vocês lembram-se certamente de termos, em Março deste ano, falado num serviço cloud que disponibilizava 3Gb de espaço online para podermos alojar ficheiros online. Nessa altura ainda se chamava iCloud. Hoje já se chama CloudMe e isso, juntamente com a confirmação por parte de John Paczkowski que a Apple comprou o domínio icloud.com, abre uma série de possibilidades.


Assim, de forma muito pragmática diríamos que o serviço MobileMe passará a chamar-se iCloud e que o CloudMe poderá ser um serviço da Apple de partilha de música baseado na cloud.

O MobileMe, que custa a módica quantia de 80 euros/ano, embora seja um serviço com uma razoável qualidade e estabilidade, nunca conseguiu singrar, face ao que o mercado oferece gratuitamente.

O lançamento do serviço iCloud não é hoje em dia visto como o grande foco da próxima edição da WWDC, já amanhã.


Embora haja muita informação verdadeira por confirmar, relativa ao iCloud, a Apple mantém uma certa excitação em volta deste serviço que, como também já falámos, terá componentes streaming para o iTunes (com sincronização online e offline das bibliotecas de música) suportados pelo serviço comprado em 2009, o serviço Lala, especializado em streaming.

Neste novo serviço iCloud a Apple irá incluir a oferta de alojamento online, ferramentas de produtividade, como um processador de texto muito similar ao Pages (sim muito similar ao que a Google oferece no Docs) haverá também um calendário, à imagem do que temos hoje no MobileMe, teremos  um gestor de tarefas, um conjunto de serviços dedicados (como os que existem do tipo find my iphone, galeria de imagens, etc..) e , muito provavelmente, uma ferramenta baseada no numbers que será a folha de cálculo do iCloud.

Além disso, será colocado o serviço de mail da Apple, de forma a que tenha uma maior abrangência e, quem sabe, seja proposto um preço diferente, mais atraente.

Espera-se que por mais pequeno que seja o sucesso do iCloud seja encarado como um triunfo para a Apple, visto que o MobileMe e o Ping foram dois casos de insucesso, face ao esperado e face às expectativas da empresa de Cupertino.

Este será também um serviço multi-plataforma que a Apple irá potenciar com grande insistência entre o novo Mac OS X Lion e o novo iOS 5. Isto trará um novo mundo de serviços que irão cobrir áreas

Estas novidades serão já amanhã desvendadas por Steve Jobs durante a próxima keynote do dia 6 de Juno no evento anual da Apple, o Worldwide Developers Conference.

Artigos relacionados:

 

Exit mobile version