Há equipamentos que são clássicos e que representam uma geração e um momento específico. A Apple tem do seu lado alguns desses equipamentos icónicos.
Mas como todos os equipamentos, também estes têm um fim e hoje, no meio de tantas novidades da Apple, houve uma que passou muito despercebida.
A Apple retirou de vez das sua oferta um dos mais icónicos iPods, o Classic.
Depois do iPod, que começou uma verdadeira revolução no campo dos dispositivos móveis de entretenimento pessoal, este foi o modelo mais representativo da Apple e dos leitores multimédia.
Durante o seu crescimento natural abandonou o conceito de simples reprodutor de música e trouxe o vídeo e outros elementos multimédia para os nossos bolsos e para o nosso dia-a-dia.
Lançado em 2001, foram ao todo seis versões que este iPod teve, sempre melhorando e aumentando a sua capacidade, que foram dos 5GB da versão original, até aos 160GB da última versão, lançada em 2007.
Começou por ser anunciado como o equipamento que colocava no bolso mais de 1000 músicas e tornou-se no fim da sua vida num verdadeiro cavalo de batalha onde todas a nossa música cabia.
Com a Keynote de hoje e com a actualização da oferta da Apple, o iPod Classics perdeu o seu lugar e deixou de estar presente.
Agora a Apple passa a contar apenas com três ofertas distintas de iPod, com o iPod shuffle, iPod nano e o iPod touch.
Mas é preciso ter em atenção que não é apenas o iPod Classic que desaparece. É também a Click Wheel e toda uma forma de controlar estes equipamentos, inventada e iniciada pela Apple.
A vida do iPod Touch tinha já terminado há já algum tempo e a decisão de o retirar da sua oferta mostra isso mesmo.
Existem novas ofertas da Apple, inovadoras e aliciantes, mas há clássicos que nunca vamos esquecer, a quem teve o prazer de os usar.
São ícones intemporais e que mostram o que de melhor se fazia num determinado momento e também como a tecnologia evoluiu.