Pplware

Apple guarda 2 anos de tudo o que se pergunta ao Siri

O Siri é uma das mais prometedoras e revolucionárias inovações que a Apple lançou. Foi desenvolvido para ser um assistente pessoal e para responder com linguagem natural ao que lhe é questionado. Sabia-se que quando se questionava o serviço, este recorria aos servidores da Apple mas não era do conhecimento público qual o fim dado a tantos dados gerados com a perguntas e respostas resultantes da interacção entre o utilizador e o Siri.

Agora, a porta-voz da Apple, Trudy Muller, revelou à Wired que tudo o que é questionado ao Siri é armazenado nos servidores da empresa, que os guarda, de forma anónima, durante dois anos.

Segundo a Apple, quando usamos o Siri, a nossa voz é gravada e enviada para os servidores da empresa de Cupertino que, perante a questão colocada, geram um grupo de dados mais adequados e devolvem a resposta. No entanto, a nossa voz permanece nos servidores. A questão é numerada e armazenada nos servidores.

Este número, segundo a Apple afirma, não fica associado ao nosso ID ou qualquer endereço de email, sendo impossível identificar quem fez/colocou a questão ao serviço. Mas não é imediato, estes clips de áudio ajudam o serviço a aprimorar a respostas e a conhecer o utilizador. O Siri aprende com cada um de nós e, durante 6 meses, estes clips de som são ainda da nossa propriedade. Somente passado esse periodo é que são desassociados e passam a aleatórios, sem que se saiba de quem são.

18 meses depois, são apagados, mas durante todo este tempo, os clips de som, são estudados e é aprimorado o serviço de entendimento das questões para haver uma maior e mais rigorosa velocidade de resposta. Se não quer que o Siri grave algo que o mundo não possa saber, então desligue o Siri e o seu ID será removido do serviço. Não diga nada ao Siri que não queira que ninguém saiba, mas isso é óbvio, no entanto, se disser, agora já sabe onde estará a gravação durante 2 anos.

Tudo isto veio à luz da discussão quando a Apple foi questionada sobre estas questões não estarem descriminadas na Política de privacidade do Siri FAQ Siri.

Exit mobile version