Pplware

Apple: Firmware do HomePod releva Face ID do iPhone 8 e não só

Estamos a poucas semanas da revelação do iPhone 8 mas parece que a Apple quer levantar o véu mais cedo do que irá trazer de novo este modelo do décimo aniversário. O firmware do HomePod disponibilizado aos developers parece confirmar que o iPhone 8 trará suporte para a nova tecnologia “Face ID”.

Será que o Touch ID perdeu mesmo o seu trono de “chefe da segurança” no iPhone para o Face ID?


Face ID a nova funcionalidade do iPhone 8

Na semana passada, a Apple lançou a primeira build ou versão do firmware do seu dispositivo HomePod que será lançado no final deste ano. Os programadores mais curiosos apressaram-se a “desmontar” toda a estrutura do código para “olhar” para os detalhes adicionados à coluna inteligente da Apple. Agora, essa investigação, levada a cabo pela mão do programador Steve Troughton-Smith, revelou a existência de código que, aparentemente, confirma que o próximo iPhone suportará o desbloqueio através do rosto, a tal funcionalidade “Face ID”.

O programador explica que o código indica a existência de funções para o desbloqueio através do rosto (Face ID) por infravermelho dentro do framework BiometricKit, que é o framework responsável pelo Touch ID. O código sugere ainda que o recurso ao desbloqueio do rosto da Apple será capaz de detetar rostos destapados e parcialmente obstruídos de vários ângulos. O nome de código para o projeto é Pearl ID.

Esta funcionalidade de segurança é um “rumor” que vem de há muitos meses e que muitas pessoas indicavam como sendo a tecnologia que iria substituir o Touch ID por completo. Enquanto alguns expressaram ceticismo quanto ao modo de desbloqueio de rosto em termos de precisão e real eficácia, o código da Apple parece indicar um nível decente de segurança, incluindo confronto com fotografias da pessoa ou modelos do rosto em 3D.

A partir da identificação do rosto, o código do HomePod também parece confirmar o design do iPhone 8. Embora isso seja um pouco mais difícil de verificar, segundo o que refere Steve Troughton-Smith, a renderização acima foi escondida no firmware do HomePod. Especificamente, a imagem foi enterrada no framework que administra autenticação para o Apple Pay.

A imagem estava guardada num ficheiro de animação principal, sendo esta a forma como a Apple armazena as imagens vetoriais para que elas possam ser exibidas na interface do utilizador em qualquer resolução. O código também mostra o nome do código do iPhone 8 como “D22”.

Claro que a Apple pode ainda mudar as regras deste “jogo”, ainda que estejamos a poucos dias da apresentação do iPhone 8, contudo, estas pistas oferecidas na primeira versão do firmware do HomePod revelam já muitas informações sobre o novo iPhone e os novos recursos que este apresentará.

No futuro, as próximas versões deste software também poderão desmistificar outras que estão ainda por esclarecer, mas para já a imagem do novo iPhone mostra como a Apple lidará com o recorte de “entalhe” para a câmara frontal e outros sensores. Isto diz-nos que há rumores e algumas imagens “supostamente falsas” que têm muitas coisas em comum e que podemos agora voltar a puxar para o cenário real.

Exit mobile version