Pplware

Apple, Facebook e Google, quanto pagam de impostos por ano?

A Apple, Microsoft, Google, Facebook e tantas outras empresas do mundo da tecnologia, já nos habituaram aos milhões de lucro que todos os anos recebem das suas actividades.

Depois há os impostos, um pagamento que essas mesmas empresas são acusadas por vezes de fuga, como acontecido à Apple nos últimos tempos. Mas, em milhões de dólares, quanto pagam de impostos nos Estados Unidos?

Os gigantes da tecnologia nos Estados Unidos da América são frequentemente acusados de evasão fiscal. Estes tomam decisões financeiras devidamente pensadas e calculadas para camuflar as enormes receitas em países onde as leis de impostos sobre as sociedades são substancialmente mais brandas.

  Tim Cook, o CEO da Apple, numa entrevista ao programa 60 minutes, quando questionado sobre a acusação que alegadamente a Apple fugia aos impostos, refutou todas as acusações dizendo que a Apple paga todos os impostos devidos ao governo dos Estados Unidos.

Accusations that Apple is avoiding taxes are ‘Total Political Crap’

Tim Cook no programa 60 Minutes

 

Apple é a empresa que paga os impostos mais altos

Quando o CEO da Apple foi confrontado com a questão de alegadamente a empresa de Cupertino estar a fugir das suas obrigações fiscais, Tim referiu que é entregue cada dólar de imposto devido. Tim também mostrou desacordo sobre o código fiscal actual imposto nos Estados unidos, denominando-o como desactualizado para esta era digital. Acrescentou ainda que, em comparação com outras empresas, a Apple paga os impostos mais altos.

Por mais que a afirmação possa ser verdade em termos do total de verbas pagas, como vemos no gráfico, os impostos entregues não são proporcionais aos lucros excêntricos da empresa.

Por exemplo, em 2014, o total de impostos pagos pela Apple em relação às suas receitas foi de 13,97 mil milhões de dólares. Surpreendentemente, esse número é maior do que o total dos impostos pagos pela IBM, Google e Microsoft juntas. No entanto, o aspecto mais significativo é que a taxa média da empresa para calcular os impostos a pagar sobre os lucros (taxa efectiva de imposto) para 2014 foi de 26,1%.

 

Facebook pagou em 2014 mais impostos que a Apple

Apesar desta figura ser maior que a de outras empresas do sector de tecnologia, a percentagem é menor que a taxa média de imposto cobrada nas empresas S&P 100 que é de 2,5% quando comparada para o mesmo ano (2014). Também é justo mencionar que a taxa de imposto federal sobre o rendimento é de 35%.

Por isso a Apple, e outras empresas de tecnologia de Silicon Valey, tentam pagar menos impostos, sendo que a Apple é das empresas que mais pagam. Podemos ver aqui, no site statista, quais as empresas do sector da tecnologia que mais impostos pagam, como refêrencia ao ano de 2014.

Exit mobile version