A Apple tem passeado pelos primeiros lugares das marcas mais valiosas do mundo, perdendo apenas no ano passado para a sua rival Google. Este ano, com o tremendo sucesso do iPhone 6, volta a conquistar o primeiro lugar na lista das marcas com mais valor no mundo. Curioso é ver quem ocupa os lugares cimeiros na famosa lista BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2015.
Quem domina as primeiras 10 posições deste ranking, a tecnologia ou a alimentação?
O BrandZ Top 100 Most Valuable lista Global Brands é uma lista baseada numa combinação “dos pontos de vista dos actuais e potenciais compradores de uma marca, ao lado dos dados financeiros das marcas”, a fim de calcular o valor da marca. Assim, o mercado que cada uma representa e os valores conseguidos são importantes ano após ano, não há por isso, lugares cativos.
Não é de estranhar que a Apple volte ao primeiro lugar e não é também admiração nenhuma que nas primeiras 10 posições desta lista estejam 4 das mais poderosas empresas do mundo da tecnologia, mas fora do normal é o facto da poderosa Samsung esteja relegada para um 45º lugar, dando um trambolhão de 16 posições face ao ano anterior. Dito assim até pode não corresponder a um grande impacto mas, em números, a marca valia em 2014 algo como 25,892 milhões de dólares e este ano está a valer 21,602 milhões de dólares.
O certo é que no geral as empresas valorizaram-se substancialmente e a Apple passou de um valor de 147,880 milhões de dólares em 2014 para os actuais 246,992 milhões de dólares. Um salto de 67%… impressionante e que tem muito a ver com os resultados conseguidos à custa do sucesso do iPhone 6, principalmente na China.
A Microsoft tem um crescimento também muito significativo, cresce 28% e mostra que está de sólida neste top, onde os resultados podem oscilar conforme as novidades apresentadas ano após ano.
Outro salto considerável é da gigante chinesa do comércio online Alibaba. Esta ocupa agora a posição 13 com um valor de 66,375 milhões de dólares. É uma entrada nova mas mostra que este ranking está cada vez mais povoado por empresas orientais. Vemos essa tendência se analisarmos as 50 posições desta lista com atenção.
Em termos de redes sociais, o Facebook é a rede social mais bem posicionada, ocupa a 12ª posição com um valor de 71,121 milhões, duplicando o seu valor em relação ao ano passado, praticamente e logo seguida da rede social chinesa Baidu que ocupa a posição 21 com um valor de 40,041 milhões de dólares.
A Coca-Cola perde dois lugares, para as empresas de comunicação, o que reflecte um pouco a aposta dos investidores, embora que esta empresa tem um valor de 83,841 milhões de dólares, crescendo, contudo, face ao seu valor de há um ano atrás.