..tablets e smartphones.
Passaram já muitos anos desde que a Apple era a marca de computadores dos Estados Unidos. Isso realmente é passado, para os americanos a Apple é hoje a marca favorita para computadores, tablets e smartphones.
A Apple foi declarada a marca da América no que toca a computadores, tablets e smartphones pela Harris Interactive poll num inquérito a 38 500 americanos, batendo concorrentes fortes, como Google, Samsung e Amazon.
Segundo o Manny Flores, Senior Vice President da Harris Interactive, os americanos continuam a depositar na marca Apple uma forte confiança. O que realmente se destaca é que nas 3 categorias, computadores, tablets e smartphones, a Apple é sempre cotada no top 30 entre as 1500 marcas avaliadas neste estudo, mostrando que os consumidores a vêm como uma marca de futuro.
Isso faz sentido, realmente, e um bom exemplos está nos smartphones. A Apple acabou de ter um bom (inesperadamente) trimestre de vendas do iPhone, vendendo 31,2 milhões de unidades. Mas, enquanto isso, as vendas do iPad não foram uma surpresa pela positiva, as vendas estiveram aquém do esperado. Mas ainda é um segmento onde a marca de Cupertino é muito forte e lidera com uma margem muito confortável.
No segmento computadores a Apple bateu a concorrência. Neste momento, está a liderança à frente da HP, Dell e Sony. Contudo, as máquinas desktop são uma categoria em declínio, com as vendas de PCs a baterem mais um recorde negativo, é já o quinto trimestre consecutivo com as vendas a a cair.
Marcas de Computadores:
- Apple Computers: 2013 Computer Brand of the Year
- Hewlett-Packard (HP) Computers
- Dell Computers
- Sony Computers
Em relação aos Tablets, a Apple venceu o Kindle, o terceiro lugar foi para a Google com sua linha de tablets Nexus, e em quarto lugar para a marca Samsung com os seus tablets. Em quinto lugar chega a HP, onde o a penetração foi menor mas o ElitePad teve alguma influência nesta posição.
Segundo Flores, a Amazon deu muito dinheiro a ganhar à Apple, pois ao introduzir no mercado a série Amazon Kindle Fire, obrigou a Apple a recorrer à criatividade e com isso lançou o ipad mini que, embora fosse pouco, mostrou um incremento nas vendas e um aumento nas receitas no segmento tablet, impulsionado com esta nova “moda”.
Marcas de Tablets:
- Apple iPad Series: 2013 Tablet Brand of the Year
- Kindle Fire Series
- Google Nexus Series
- Samsung Galaxy Series
- HP Slate Series
Nos smartphones, o iPhone não surpreendeu ninguém, tendo honras de topo, seguido por um surpreendente HTC One, e seguido por vários modelos de smartphones da Samsung. Esta foi a segunda vitória consecutiva do iPhone.
Marcas de Smartphones:
- Apple iPhone: 2013 Mobile Phone Brand of the Year
- HTC Phone
- Samsung Phone
- LG Phone
A Apple tem, contudo, alguns aspectos negativos que podem dentro de portas causar alguns problemas no futuro. As queixas quanto à qualidade dos produtos, face ao aumento do consumo dos seus dispositivos. Provavelmente será uma das razões que se tem ouvido nas keynotes os responsáveis dizer com tanta veemência “made in USA”, poderá significar uma alteração de estratégia no futuro, face ao fabrico e montagem dos equipamentos.
Outros problema, como vimos esta semana, são os resultados financeiros no mundo. A Apple embora seja ainda a empresa mais bem sucedida no mundo da tecnologia está a perder terreno, face às suas concorrentes, devido ao facto de este ano também não ter apresentado nenhum dos seus trunfos, certamente que a apresentação do novo iPhone, iPad e Macbook Pro irão reverter esta situação, que para isso muito contará o factor novidade.
Os resultados nos Estados Unidos são muito interessantes, mas a sua força maior é o mundo, são as vendas globais. Aí as grandes marcas concorrentes estão também muito fortes. Até ao final do ano, muitas novidades poderão fazer as intenções do mundo mudar, mas como será um final de Ano Apple, pelos anúncios esperados, aumenta a expectativa em torno do que poderá aparecer.
Via | VB