Pplware

Apple e IBM juntam-se para “conquistar” o mundo empresarial

Parceria entre as duas gigantes pretende criar aplicações direccionadas para empresas

A notícia é recente… a Apple e a IBM anunciaram aquela que descrevem como sendo uma “parceria histórica” onde pretendem unir forças e conquistar o mercado empresarial, apostando forte no iOS para que este se torne na peça ideal a essencial em ambiente de escritório, criando aplicações e dando respostas tecnológicas adequadas às empresas.

Duas gigantes da tecnologia, a Apple e a IBM, estão agora unidas para ajudar as empresas no sentido de desenvolverem equipamentos wireless e aplicações específicas para negócios.

Outrora concorrentes, assim como praticamente todas as mais importantes empresas da actualidade, agora juntam forças para revolucionar o mercado empresarial como o conhecemos.

A ideia é simples… Desenvolver aplicações que vão ao encontro às necessidades das empresas, apostando ainda em equipamentos/recursos de forma a acederem ao dados complexos alojados na cloud.

Em entrevista ao Recode e CNBC, na sede da Apple em Cupertino,  CEO da Apple Tim Cook, e a CEO da IBM, Virgínia Rometty, descrevem a parceria como algo que apenas duas grandes empresas podem conseguir.

Segundo Tim Cook:

“If you were building a puzzle, they would fit nicely together with no overlap. […] “We do not compete on anything. And when you do that you end up with something better than either of you could produce yourself.”

Por sua vez, Rometty afirma que esta parceria trará significativas oportunidades para as grandes empresas:

“We will get to remake professions and unlock value that companies don’t yet have. […] “We’re addressing serious issues that before this had been inhibiting deployment of wireless in the enterprise.”

 Virginia Rometty & Tim Cook

A ideia será que ambas as empresas desenvolvam mais de 100 aplicações específicas para empresas, a correr no iPhone e no iPad. Essas apps incluem categorias como segurança, análise de dados empresariais e manutenção dos equipamentos.

A empresa de Cupertino irá adicionar um novo serviço no AppleCare destinado a clientes empresariais, enquanto que a IBM irá continuar a apoiar outros SO Wireless como o Android.

A IBM irá ainda começar a vender iPhones e iPads aos seus clientes empresariais, mobilizando mais de 100.000 funcionários, como consultores e programadores de software.

Serão utilizadas os recursos de Cloud da IBM, mas também podem ser utilizadas contas privadas onde as apps corporativas podem coexistir com os dados pessoais dos clientes.

A parceria vai ainda permitir que a IBM invista em dados, análise, computação na nuvem e na mobilidade. Por sua vez, a Apple, que até aqui estava maioritariamente direccionada para consumidor vulgar, poderá tornar-se numa verdadeira potência de negócio.

Esta notícia parece estar a ser bem recebida pelos investidores uma vez que, poucas horas depois do anúncio, a IBM e a Apple cresceram 2% e 1,5% na bolsa respectivamente.

Cook afirma que, para a Apple conseguir este objectivo sozinha, teria talvez que construir uma nova divisão na empresa e, com esta parceria, tudo se torna mais simples.

“We’re good at building a simple experience and in building devices. […] The kind of deep industry expertise you would need to really transform the enterprise isn’t in our DNA. But it is in IBM’s.”

Algumas das muitas empresas cujos funcionários e executivos utilizam produtos Apple:

Vejam aqui a entrevista de Cook & Rometty à CNBC:

Podem ler a entrevista à Recode na íntegra aqui.

A partir de agora, Apple e IBM estão juntas na criação de aplicações para dar resposta às necessidades de mercados como retalho, cuidados de saúde, viagens e transportes.

As apps serão disponibilizadas já a partir deste Outono, e outras irão ficar disponíveis em 2015. Irá nascer, assim, uma nova categoria de apps móveis!

O que pensam desta parceria? Será que vem aí a revolução tecnológica das empresas?

Exit mobile version