Pplware

Apple é a empresa mais inovadora do mundo, diz estudo

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Ao longo dos anos temos assistido a uma constante evolução em vários mercados a nível mundial e para que esta evolução seja possível é necessário inovar, palavra que descreve perfeitamente o que tem acontecido no sector da tecnologia e no sector das comunicações.

Sectores estes que têm ganho uma enorme relevância no mercado, contrariando sectores como por exemplo o sector automóvel que ao longo destes anos tem vindo a perder importância.

Desta forma a empresa Boston Consulting Group divulgou recentemente um estudo que elege uma lista de empresas como as empresas mais inovadoras do planeta.

E quais serão essas empresas afinal?

A empresa Boston Consulting Group de modo a conseguir eleger as 50 empresas mais inovadoras do planeta, entrevistou cerca de 1500 executivos em todo mundo, para que desta forma fosse possível estabelecer um comparativo com o último estudo semelhante efectuado, que data do ano de 2005.

A BCG com estas entrevistas, chegou à conclusão que embora a inovação seja a maior ou uma das maiores prioridades das empresas a nível mundial, os executivos depositam menos confiança na sua capacidade de criar e apresentar produtos inovadores, tendo essa confiança vindo a diminuir ao longo dos anos.

Ainda no campo das comparações e antes de divulgarmos a lista de empresas mais inovadores em 2014, podemos avançar que o mercado automóvel teve uma grande queda neste ranking, onde apenas quatro empresas do ramo automóvel estão presentes nos 20 primeiros lugares. Comparando com 2013, nos primeiros 20 lugares contabilizamos cerca de nove empresas do ramo automóvel.

Empresas mais inovadoras em 2013

A Apple foi apontada, sem surpresas, como a empresa mais inovadora de 2014. A gigante de Cupertino foi considerada este ano a empresa mais inovadora do ano em todo o mundo, sendo seguida pela Google que arrecadou o segundo lugar e pela gigante Samsung que ficou no terceiro lugar do pódio.

Dos 20 primeiros lugares, 15 são empresas do ramo das tecnologias e telecomunicações,

Estas são as três empresas que lideram uma lista maioritariamente constituída pelo mercado tecnológico e pelo mercado das telecomunicações, o que também não constitui uma surpresa. Mas há algumas “alterações” no padrão.

Além dos três primeiros lugares estarem por conta de três das maiores empresas de tecnologia do mundo, podemos ver também que nos 20 primeiros lugares a lista é preenchida por 15 empresas do ramo das tecnologias e telecomunicações, o que demonstra o poderia actual deste sector a nível mundial.

10 das 50 empresas presentes serem de origem asiática

Outro aspecto muito curioso e que demonstra o poder de um mercado que continua a emergir de dia para dia é o facto de nesta lista, 10 das 50 empresas presentes serem de origem asiática. Facto que denota a grande capacidade inovadora destas empresas e de um mercado que de dia para dia está a conquistar o mundo.

Uma vez apresentados estes resultados surge uma questão, como é que a empresa BCG seleccionou estas empresas e quais são realmente os critérios?

Segundo Carlos Barradas, responsável pela BCG em Portugal, o que faz uma empresa ser inovadora é o facto de a empresa conseguir ser competitiva a nível global e ao mesmo tempo terem em foco o lançamento de produtos que os utilizadores necessitam e que possam ser úteis nas suas vidas, não levando os consumidores a investir em produtos só porque são novidade.

Além disto Barradas destaca ainda que uma empresa para ser considerada inovadora tem de ser uma empresa que encara o fracasso como uma oportunidade para melhorar os seus produtos no futuro.

Poderá voltar a tempos de grande fama, o novo sector automóvel

Com esta lista temos uma pequena visão do mercado a nível mundial actualmente, mercado que está neste momento a ser liderado pelas gigantes das tecnologias e pelas gigantes das telecomunicações e embora o sector automóvel esteja em declínio, com certeza num futuro próximo iremos ver o seu crescimento aumentar novamente, pois com certeza estas empresas vão querer continuar a inovar nesse sector, e em conjunto com o sector das tecnologias, iremos com certeza muito em breve ter novidades nestes dois sectores conjuntos.

Além disso, podemos também concluir que o mercado asiático é um mercado que vai continuar a crescer e a inovar em vários sectores, mostrando desta forma que está e estará com pé firme neste luta pela liderança.

Exit mobile version