Pplware

Apple tem 34% do mercado dos auscultadores. AirPods 2 Pro foram um trunfo no 3.º trimestre

A Apple vai aperfeiçoando os seus produtos e conquistando os segmentos onde opera. Em 2016, lançou os AirPods e desde então tem conseguido espevitar o mercado e catapultar os seus produtos para o pódio nas vendas. Hoje, a empresa de Cupertino detém 34% do mercado dos auscultadores. Para cimentar esta vantagem valeu-se do lançamento dos AirPods Pro 2 que foram o grande trunfo.

Segundo os dados revelados num relatório da Canalys, apesar do mercado dos auscultadores ter arrefecido, os dispositivos TWS (True Wireless Stereo) sofreram menos esse desinteresse. Como tal, a Apple conseguiu destacar-se ainda mais da concorrência.


Apple domina no mercado dos auscultadores TWS

Além do mercado dos smartphones premium estar forte para a Apple, com o iPhone a liderar as vendas, também o Apple Watch continua a dominar nos smartwatches. Contudo, a empresa americana já havia mostrado que nos auscultadores, com a sua já vasta gama de AirPods, queria igualmente a liderança. O investimento em tecnologias avançadas mostrou essa vontade.

Como tal, o empenho da Apple traduziu-se em fortes vendas dos AirPods Pro 2 e estes desempenharam um papel importante no aumento substancial da participação da empresa no mercado TWS, de acordo com um novo relatório de inteligência de mercado.

A Apple aumentou substancialmente a sua já forte liderança sobre o resto do mercado durante o terceiro trimestre, já que a Samsung, segunda colocada, viu as suas vendas de Galaxy Buds caírem 25%…

A Canalys lançou o seu relatório onde menciona que o mercado de TWS na totalidade cresceu 6%, enquanto indica que os auscultadores inteligentes caíram em popularidade.

De acordo com as últimas estimativas da Canalys, o mercado global de áudio pessoal inteligente sofreu o seu segundo declínio consecutivo no terceiro trimestre de 2022, com vendas a cair 4%, para 113,6 milhões de unidades. O segmento TWS continuou a ser a única categoria a apresentar crescimento, com aumento de 6% para 76,9 milhões de unidades no trimestre.

Revelou o relatório agora publicado.

A empresa disse que a Apple aumentou ainda mais a sua quota de mercado, à custa da Samsung e da Xiaomi.

A Apple (incluindo a Beats) defendeu a sua posição de liderança com o lançamento da segunda geração do AirPods Pro, que levou a um aumento de 34% nos fornecimentos e a uma participação de mercado de 31%. A Samsung (incluindo as subsidiárias da Harman) ficou em segundo lugar, mas os seus fornecimentos caíram 15%, apesar do lançamento do novo Galaxy Buds2 Pro.

Disse a empresa de análise de mercado.

Na tabela seguinte podemos visualizar os dados correspondentes ao ano de 2021 versus o ano de 2022, referente ao 3.º trimestre.

*Apple incluiu os auscultadores Beats; Samsung inclui subsidiárias da Harman | Nota: as percentagens podem não somar até 100% devido aos arredondamentos | Fonte: Canalys smart Personal Audio Analysis (venda em fornecimentos), novembro 2022

Vendas dos AirPods Pro 2 são a chave para o crescimento da Apple

Os principais pontos chave do crescimento da Apple assentaram no seguinte:

A Canalys referiu ainda que as marcas de áudio premium lutaram para manter as suas posições e tiveram de reduzir os preços para o fazer.

No 3.º trimestre de 2022, as marcas centradas no áudio, tais como Sony, Jabra e JBL (sob as subsidiárias Harman da Samsung), utilizaram descontos agressivos através dos canais para sustentar os níveis de fornecimentos, enfraquecendo significativamente o desempenho do mercado das marcas de valor por dinheiro. Mas os aumentos do valor de mercado destas marcas são relativamente planos.

Conforme podemos ler no relatório agora disponibilizado.

Exit mobile version