Pplware

Apple contra-ataca o malware que ameaça utilizadores chineses

Por Hugo Sousa para Pplware.com

Há dias noticiámos o facto de estar a decorrer uma campanha na China que está a infectar dispositivos da Apple, através de aplicações desktop descarregadas a partir de uma loja chinesa, a Maiyadi.

Agora, surgem novidades quanto a esta situação.

Mais uma vez a gigante de Cupertino mostrou toda a sua agilidade na resolução de problemas, tendo anunciado que a ameaça que está a assombrar milhares de utilizadores na China já foi contida, afirmando que todas as aplicações que contenham o malware estão bloqueadas de executar.

Cerca de 467 aplicações para Mac OS X disponibilizadas na loja chinesa Maiyadi estarão infectadas com este malware que aguarda a conexão de um dispositivo USB para iniciar o ataque, que poderá roubar de forma muita simples as informações confidenciais do utilizador.

Sem avançar quaisquer pormenores quanto às medidas tomadas para a contenção do malware, a Apple afirmou que já tomou consciência da ameaça e que já bloqueou a execução dessas aplicações, voltando mesmo a advertir os utilizadores para que descarreguem as suas aplicações a partir de fontes confiáveis.

Dave Jeavans, especialista e fundador da empresa de segurança móvel Marble Security, afirmou que a empresa tinha duas formas distintas de combater o WireLurker. Uma das soluções seria revogar os certificados usados pelos criadores do WireLurker, protegendo tanto os utilizadores de serem infectados como também aqueles que já foram infectados com este malware. Ou então, uma solução menos eficaz, seria actualizar o Safari de forma a proibir os utilizadores de aceder ao portal Maiyadi. Solução menos eficaz, porque os utilizadores poderiam utilizar outros navegadores para aceder a este serviço.

Em conjunto com uma destas soluções, Jeavans afirma ainda que a empresa de Cupertino deveria actualizar a sua ferramenta XProtect de forma a bloquear a instalação deste malware.

Mas a questão mais importante que se coloca neste momento é: será que a Apple conseguiu conter o malware totalmente?

Exit mobile version