A Apple tem estado nas bocas do mundo pelos mais diversos motivos. Motivos esses que se prendem com as constantes disputas jurídicas com a Samsung. Ambas as empresas disputam ferozmente questão relacionadas com propriedade intelectual, estamos a falar de pormenores de equipamentos mas que fazem toda a diferença, principalmente porque são estas as empresas que lideram as preferências dos utilizadores, nos mais apetecidos dos segmentos.
Com as últimas novidades da Apple, apareceu também uma nova forma de se ligar dispositivos . Tornar os iDevices mais finos e leves obrigou a uma alteração essencial: substituir o conector de 30 pinos por algo novo.. mais pequeno e melhor. A Apple apresentou o conector Lightning, mas o nome Lightning foi registado, pela Harley-Davidson e a Apple antecipou futuros problemas, adquirindo recentemente parte dos direitos sobre este nome.
Esta nova ficha, baptizada de Lightning, pode ser encontrada nos mais recentes produtos iPhone iPhone 5, iPods touch e nano, e iPads mini e iPad Retina. Esta “marca” pertence à famosa marca de motos e foi registada com o número 003469541. Agora, num acordo entre as marcas, a patente tem actualmente o número 011399862.
Esta alteração só confere poderes de utilização à Apple mas apenas na Europa. O organismo europeu Trade Marks and Design Office, definiu uma transferência parcial dos poderes de utilização limitando o número de produtos e o tempo de utilização do termo Lightning por parte da Apple. Desta forma a Harley-Davidson continua a deter os direitos sobre este nome e poderá sempre renegociar com a Apple a extensibilidade da sua utilização.
Assim, a coexistência do termo confere à Apple a utilização do nome em jogos e material, enquanto a Harley poderá usar a marca em produtos como roupas e acessórios. Este acordo foi alcançado, entre as partes, mas apenas na Europa. Para o resto do mundo, terá de ser autorizado pelos organismos de cada país. [via patentlyapple]