Pplware

Apple Campus 2 – A nave espacial está a ficar pronta

Esta é uma obra de Steve Jobs, um centro nevrálgico da empresa de Cupertino que foi sonhado e elaborado à imagem do seu criado, um edifício onde impera o factor ecológico e as energias renováveis.

As novas imagens do Apple Campus 2 mostram já um edifício estruturado. Sim, parece um ovni, mas os 5 mil milhões de dólares pagarão muito mais que escritórios.

As imagens mais recentes, captadas por um drone, mostram já um edifício impressionante que deverá estar pronto entre o final de 2016 e o início de 2017. O ritmo de construção é de tal ordem acelerado que, em poucos meses, um simples terreno com alicerces se transformou num edifício onde estão já a ser colocados painéis solares. Este é um dos trunfos da construção, a autonomia energética do Apple Campus 2.

Como pode ser visto, a colocação dos colectores de energia solar está já iniciada. Este edifício funcionará totalmente a partir de energias renováveis, incluindo energia solar e biocombustíveis. Para o efeito vão existir cerca de 65.000 metros quadrados de painéis solares no campus, bem como uma central de baixa emissão de carbono no local. Durante os períodos de pico de consumo, a energia será complementada através da compra de energia renovável a partir da rede da cidade.

 

Estas imagens mostram já uma previsão do que será o novo auditório da Apple, onde acontecerão no futuro as apresentações das keynotes. Este auditório corporativo está projectado para acomodar 1.000 pessoas e está já construído numa área de 11.100 metros quadrados.

Esta construção irá albergar mais de 13 mil funcionários e as imagens já começam a mostrar onde serão necessários. Consta que tudo no seu interior (mobiliário), no que toca ao design, estará a ser preparado por Jony Ive, o líder do departamento de design industrial da empresa e Vice Presidente Sénior.

As linhas de visão não poderão vislumbrar nada mais que natureza, segundo exigências dos “patrões” da Apple, e tudo o que não seja natural está “escondido”, como por exemplo os veículos dos funcionários e executivos da empresa. O edifício estará envolvido por arvoredo e vão ser plantadas cerca de 7.000 árvores em todo o campus. A Apple vai transplantar árvores fortes no local e usar espécies mais resistentes, como o carvalho, que estão bem adaptadas ao clima seco. Para além do carvalho, haverá também um elevado número de árvores frutíferas, incluindo macieiras e damasqueiros.

Curiosidade:

A região de Cupertino perdeu milhares de dólares em receitas, vindas da antiga proprietária do terreno, a Hewlett-Packard, contudo a construção do Apple Campus 2 levou a que a autarquia da cidade ganhasse uma injecção de capital extra de cerca de 30,6 milhões de dólares. Destes, 8 milhões serão usados para pagar um passivo gerado por créditos feitos para pagar serviços médicos aos funcionários na reforma. Além disso, a autarquia vai usar mais 8 milhões para melhorar a manutenção do pavimento, uma das queixas que mais se faz sentir em Cupertino. O restante será transferido para a reserva de capital da cidade.

Exit mobile version