Com uma nova área dedicada à promoção de aplicações relacionada, a App Store agora conta mais publicidade. No final da apresentação de uma aplicação, a loja da Apple conta com uma zona de aplicações “Talvez também goste” que gerou alguma controvertias nos últimos dias.
Associados a diferentes tipos de aplicações estavam anúncios de jogos de azar, o que deixou muitos criadores de apps descontentes. A Apple respondeu com a remoção de tais anúncios.
A Apple criou na sua loja de aplicações novos espaços publicitários. Entre eles estão as sugestões a apps relacionadas, onde passam a constar anúncios pagos a aplicações ou serviços que possam partilhar da mesma categoria ou temática.
No entanto, foram muitos os relatos e reclamações que surgiram depois de surgirem nesta zona anúncios a aplicações de casinos e jogos de azar. Aliás, estes anúncios forma mesmo associados a apps que têm como objetivo ajudar utilizadores a recuperar do vício do jogo. Outros, surgem associados a apps de educação infantil.
App Store não terá (temporariamente) anúncios a jogos de azar
A Apple manteve-se em silêncio sem comentar o assunto, no entanto, deixou uma breve declaração ao MacRumors. A empresa refere que:
Colocámos em pausa os anúncios relacionados a jogos de azar e algumas outras categorias nas páginas de produtos da App Store
As declarações da Apple são de certa forma esclarecedoras, contudo, não se sabe o que estará a ser feito para melhorar a forma como as publicidades poderão ser otimizadas para aparecer na zona “Talvez também goste” da App Store, mantendo as receitas vindas deste tipo de conteúdo agora suspenso.
Ao referir-se a “pausa”, torna-se evidente que alguma ação deverá estar a ser tomada nesse sentido.
A Apple quer obrigar developers a pagar?
Entretanto, surgem também relatos de developers insatisfeitos com as novas práticas da Apple que parece estar a forçar os criadores a direcionar dinheiro para estes anúncios, sob pena de não aparecerem nunca nas sugestões a apps relacionadas.
Apple just sent all developers an email that "Today tab and product page campaigns start October 25." It's another means of increasing the effective app tax rate, forcing developers to buy ads on their own app pages in order to avoid that others steer customers away from there.
— Florian Mueller (@FOSSpatents) October 21, 2022
Os anúncios na loja não são uma novidade, há anos que estão disponíveis, mas estavam reservados a uma lista com curadoria de recomendações da equipa editorial da Apple. A secção “Talvez também goste” que agora alberga publicidade, tinha, no passado, apenas sugestões de apps semelhantes, mas com os anúncios, qualquer app pode agora surgir nesta zona.