A tentação de fazer publicidade comparativa no mundo da tecnologia é muito grande. São vários os exemplos que surgem e que tentam cativar os utilizadores através da apresentação de características dos dispositivos face à concorrência.
A mais recente empresa a ter recorrido a este modo de fazer publicidade foi a Amazon ao comparar o seu Kindle Fire ao novo iPad.
O mais recente anúncio da Amazon contra-se por completo na comparação entre os diversos pontos onde o Kindle Fire consegue ultrapassar o seu concorrente, o iPad.
São percorridos vários pontos chave destes equipamentos para mostrar que o Kindle consegue ser melhor que o iPad, recorrendo a dois narradores, um deles a fazer lembrar Jony Ive, com o seu sotaque britânico e a sua voz muito pausada.
Os pontos que são ressalvados e que pendem a fazer do Kindle são o número de pixeis do ecrã (resolução), o seu pese o e por fim o seu preço. Em todos estes pontos o Kindle bate o iPad e apresenta-se como uma alternativa mais viável.
Claro que foram escolhidos os pontos onde o Kindle consegue bater o iPad e por isso o efeito do anúncio poderá ser o pretendido.
Assistam ao anuncio e vejam a forma que a Amazon escolheu para dar destaque ao seu Kindle Fire, numa comparação directa com o iPad.
Este tipo de publicidade tem estado a ser cada vez mais usada, optando as marcas pela comparação com a concorrência, em vez de enaltecerem as qualidades dos seus produtos de forma directa.
Depois de marcas como a Microsoft, a Nokia e outras terem optado por este caminho, chega a vez da Amazon o escolher. Opção certa ou errada? Apenas os consumidores o poderão decidir.