O primeiro-ministro, António Costa, fala neste momento ao país para anunciar novas medidas de combate à COVID-19. Acompanhem em direto a intervenção do primeiro-ministro António Costa e conheçam todas as medidas.
Depois da mensagem de ontem do Presidente da República, Marcelo Rabelo de Sousa, agora é a vez do primeiro-ministro, António Costa revelar as novas medidas para o novo Estado de Emergência. Como foi anunciado ontem, o Estado de Emergência vai manter-se até 8 de dezembro. O Presidente da República pediu calma, que não se recorra à violência e deixou já o aviso: o estado de exceção não será levantado tão cedo.
Acompanhem em direto as novas medidas para o novo Estado de Emergência
Novas Medidas anunciadas
- Uso obrigatório da máscara no local de trabalho
- Proibição de circulação entre concelhos:
- das 23h de 27 de novembro até às 5h de 2 de dezembro
- das 23h de 4 de dezembro até às 5h de 9 de dezembro;
- Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro estão suspensas as atividades letivas (em todos os níveis de ensino). Neste mesmo período há tolerância de ponto para a função pública.
- Nos concelhos onde há mais de 240 casos por cem mil habitantes, o Governo refere que vai haver uma “ação de fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório“, devido aos incumprimentos que se têm verificado;
- Na quinzena que engloba os dois feriados (1 e 8 de dezembro) mantêm-se as medidas atualmente em vigor e são acrescentadas outras três:
- Entre as 13h e as 5h é proibido circular na via pública e os estabelecimentos comerciais têm de estar fechados;
- Nas vésperas dos feriados, os estabelecimentos comerciais têm de encerrar a partir das 15 horas;
- As medidas dos fins de semana estão em vigor nos feriados de 1 e 8 de dezembro
- Proibição de circulação entre concelhos:
Tal como já referimos, os concelhos serão divididos em diferentes níveis de risco de contágio. Neste momento existem 65 concelhos de risco moderado, 86 de risco elevado, 80 de risco muito elevado e 47 de risco extremamente elevado.
17 concelhos saem da lista de risco elevado (Aljustrel, Alvaiázere, Beja, Borba, Caldas da Rainha, Carrazeda de Ansiães, Ferreira do Alentejo, Fornos de Algodres, Golegã, Santa Comba Dão, São Brás de Alportel, Sousel, Tábua, Tavira, Vila Real de Santo António, Vila Velha de Ródão e Vila Flor).
- Risco Moderado: menos de 240 casos
- Risco Elevado: entre 240 a 480 casos
- Risco Muito Elevado: 480 a 960 casos
- Risco Extremamente Elevado: mais de 960 casos