Pplware

Angry Birds e Google Maps usados como isco pela NSA

Rovio já negou qualquer envolvimento com as agências de espionagem

A cada semana que passa, são várias as noticias  que dão conta da acção imprópria e abusiva da Agência de Segurança Norte Americana (NSA). O acesso a computadores sem acesso à Internet, a intercepção de encomendas e instalação de backdoors, a recolha, sem autorização de mensagens de texto, etc, etc.

Segundo os documentos agora revelados por Edward Snowden, a NSA terá mesmo recolhido informação dos utilizadores através do popular jogo Angry Birds e do serviço Google Maps.

O mundo atravessa um momento de desconfiança no que se refere à segurança informática e muito por culpa da já famosa Agência de Segurança Nacional. Verdades ou não, as notícias que têm vindo a publico fazem-nos reflectir sobre as questão da nossa privacidade mas também têm-nos feito perder a confiança em vários serviços e produtos dos gigantes da tecnologia.

Segundo documentos revelados por Edward Snowden, a NSA e a agência GCHQ obtiveram informação dos utilizadores através do popular jogo Angry Birds e do serviço Google Maps. Ao que conta, a NSA explorava vulnerabilidades destas aplicações móveis para conseguir assim obter informações dos utilizadores.  Além das duas aplicações referidas, os documentos revelam que a NSA também explorou as aplicações das redes sociais LinkedIn, Twitter e Facebook.

Entretanto, num comunicado já publicado durante o dia de hoje por Mikael Hed – chefe executivo Mikael Hedda, Rovio, – empresa finlandesa que é responsável pelo Angry Birds negou já qualquer envolvimento neste caso, referindo que não existe qualquer colaboração ou partilha de informação com agências de espionagem – ver aqui.

Rovio Entertainment Ltd, which is headquartered in Finland, does not share data, collaborate or collude with any government spy agencies such as NSA or GCHQ anywhere in the world.

There has been speculation in the media that NSA targets Angry Birds to collect end user data. The speculation is based on information from documents leaked by Edward Snowden.

Mikael Hed vai mais longe e diz mesmo que “..A confiança dos nossos fãs é o mais importante para nós  levarmos a questão da privacidade muito a sério. Nós não colaboramos, conspiramos nem partilhamos dados com nenhuma agência de espionagem mundo”

De referir que em 2012 a empresa finlandesa admitiu que reunia informação sobre os jogadores para criar perfis de jogo.

Exit mobile version