O grande trunfo dos actuais sistemas operativos para smartphones são sem dúvida nenhuma as aplicações. São o complemento necessário a estes, para suprir as lacunas e desejos dos seus utilizadores.
Todas as empresas que os desenvolvem têm disponíveis mercados ou lojas onde os utilizadores podem aceder e descarregar essas mesmas aplicações. Não existe uma guerra aberta pelo número de aplicações disponíveis, mas sempre que se quebram novas barreiras esses números são anunciados. Foi isso que a equipa de desenvolvimento do Android fez ontem através da sua conta do Twitter. Anunciaram a passagem da barreira das 100.000 aplicações disponíveis no seu Market.
O texto usado para anunciar a passagem desta barreira foi simples e sem grandes euforias, apenas umas linhas de texto para dar a conhecer aos muitos seguidores desta conta de Twitter (36.215) e deste sistema operativo que mais uma meta tinha sido cumprida.
One hundred thousand apps in Android Market.
Este salto no número de aplicações disponíveis foi conseguido em parte graças ao alargamento que este Market teve no início deste mês. Passou a ser possível aos programadores de mais 20 países disponibilizarem as suas aplicações para todos os utilizadores de Android.
Lembramos que já em Março deste ano, o Android tinha passado a barreira das 30 mil aplicações e que esse número não parou de crescer até atingir agora o número das 100 mil aplicações. Certamente o maior salto quantitativo desde a sua abertura.
Apesar de ser um número muito interessante para a Google, ainda está longe das 280 mil que a Apple disponibiliza na sua Store. São quase três vezes mais aplicações.
A corrida está lançada e apesar de ambas as empresas negarem intenções de querer ter mais ou menos aplicações disponíveis esta é sem dúvida uma arma de arremesso quando a intenção é vender o maior número de equipamentos móveis. Outro mercado que aqui irá ter um peso importante é o da publicidade, que muitas dessas aplicações fazem uso, para suportar os custos e dar algum lucro aos programadores.
A Apple, com as suas regras mais restritivas e controladoras, tenderá a perder terreno face à Google? Está aberta outra guerra entre estas duas empresas? Só o tempo o dirá, mas está em jogo um mercado de muitos milhares de dólares e nenhuma das empresas está disposta a perder dinheiro.
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