Pplware

Android for Work, o foco é a segurança dos dados das empresas

As fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal estão cada vez mais esbatidas. Esta máxima aplica-se cada vez mais nos dispositivos móveis e nos equipamentos que usamos de forma indiscriminada nestes dois mundos e que por vezes se cruzam de forma não intencional.

Para separar estas duas realidades e aplicar medidas de restrição de acesso aos dados das empresas, a Google anunciou agora o lançamento do Android for Work.

Esta não é uma ideia nova no universo Android, tendo sido apresentada na última conferência I/O da Google.

Nessa altura ainda não havia nada de muito concreto para apresentar, mas a Google mostrou interesse em criar mecanismos que garantissem que a confidencialidade dos dados das empresas a que os funcionários têm acesso não se misturasse de forma directa com as aplicações que estes podem correr nos seus dispositivos pessoais.

O problema reflecte-se na facilidade com que hoje se permite que qualquer funcionário use os seus equipamentos pessoais para trabalho e que assim dão acesso a dados muitas vezes sensíveis em máquinas que não estão protegidas e com as políticas de segurança necessárias.

A proposta da Google surge agora na forma do Android for Work e que é um ecossistema que engloba aplicações, perfis de utilizador e até de políticas de segurança para garantir a máxima segurança dos dados e das informações das empresas, sempre que estes são acedidos em equipamentos fora da esfera das empresas.

Para implementar o Android for Works a Google vai assentar esta estrutura no sistema de perfis que o Android Lollipop já dá aos utilizadores deste sistema operativo.

Desta forma qualquer um pode usar o seu dispositivo pessoal Android nas funções que tem associadas no seu emprego, conseguindo separar de forma completa e segura o acesso aos dados.

Mas porque a ideia da Google não é limitar o Android for Works aos modelos mais recentes e ao seu sistema operativo mais recente, existe uma solução que pode ser usada quando os dispositivos correm Android versões menos recentes, desde o Ice Cream Sandwich até ao KitKat.

Para estas situações, e porque estas versões do Android não oferecem o sistema de perfis de forma nativa, a Google vai disponibilizar uma versão específica do Android for Work, dedicada a fornecer acesso seguro ao mail, calendário, contactos, documentos, navegação e aplicações de trabalho, sempre com a aprovação da equipa de gestão da empresa.

Esta equipa terá a responsabilidade de definir as políticas de segurança a serem aplicadas em cada uma das aplicações, marcando de forma clara quais os recursos a que cada uma pode aceder. É ainda sua responsabilidade definir quais as aplicações a serem usadas, e que são instaladas na versão “Android for Work” do Google Play, e quais os limites de cada uma.

Para dar uma massa crítica e permitir uma melhor integração deste novo ecossistema, a Google aliou-se a um conjunto de empresa, cada uma dedicada a uma área específica.

Assim temos a Citrix, SAP, BlackBerry e outras na vertente da gestão, a Samsung, HTC e Motorola na vertente dos dispositivos e a Box, Adobe e Salesforce na vertente de criação de aplicações para estes sistemas. Claro que a Google, com as suas diferentes ofertas tem também uma posição em cada uma destas vertentes.

Com a chegada do Android for Works a Google prepara-se para entrar no mundo empresarial de forma muito mais séria, marcando uma divisão clara entre a utilização pessoal e profissional dos equipamentos Android, ao mesmo tempo que dá ferramentas às empresas para gerirem de forma muito mais controlada os dispositivos que se ligam às suas estruturas de dados e que acedem à sua informação.

Esta é uma área onde existem já outros concorrentes de peso, e que têm já soluções bem implementadas, como é o caso da Microsoft.

Existem ainda outras empresas, como a Apple e IBM, que começam agora a definir a sua posição neste mercado empresarial e que querem também a sua quota de mercado.

A vantagem da Google é grande, muito por causa da elevada propagação do Android, quer no mundo empresarial quer na escolha que os utilizadores fazem para os seus equipamentos de dia-a-dia.

O Android for Works garante agora que estes dois mundos se podem cruzar de forma livre e descomprometida em qualquer equipamento que use o sistema operativo móvel da Google.

Exit mobile version