Numa altura onde só se fala em comunicações 5G, a verdade é quem em Portugal há zonas que ainda não têm sequer 4G e algumas ainda estão limitadas ao ADSL.
Recentemente a ANACOM procedeu à revisão da velocidade de acesso à internet que a MEO, a NOS e a Vodafone terão que disponibilizar em 480 freguesias.
A ANACOM aumentou a velocidade de acesso à Internet a disponibilizar nas freguesias abrangidas pelas contrapartidas do leilão do 4G. No caso da NOS, essa velocidade sobe de 4 Mbps para 21 Mbps, no caso da Vodafone passa de 7,2 Mbps para 43,2 Mbps e no caso da MEO manteve-se o valor de 43,2 Mbps.
As novas velocidades reforçam a possibilidade de os utilizadores usufruírem de todas as potencialidades de acesso a dados via telemóvel, incluído streaming de vídeo.
Como as velocidades que estão em vigor são diferentes dos valores agora fixados, no caso da NOS e da Vodafone, e admitindo-se que esta situação implica a necessidade de estes prestadores procederem a ajustes na configuração dos equipamentos de rede, a ANACOM fixa um prazo de três meses para as duas operadoras assegurarem o cumprimento das obrigações de cobertura em conformidade com as novas velocidades.
Lista das 480 freguesias abrangidas pelas contrapartidas do leilão do 4G disponível em: Lista de freguesias tendencialmente sem cobertura de banda larga móvel.