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ANACOM aperta CTT e define novos indicadores de qualidade

Há quem diga que os serviços prestados pelos CTT – Correios de Portugal (CTT) têm vindo a perder qualidade ao longo dos anos. Nesse sentido a ANACOM aprovou indicadores de qualidade de serviço que os CTT terão de cumprir em 2019 e 2020, enquanto prestador do serviço postal universal. 

Os novos indicadores visam introduzir um maior nível de exigência face aos que estão atualmente em vigor.


A ANACOM quer que os CTT prestem um melhor serviço embora sem colocar em causa a respetiva sustentabilidade e viabilidade económico-financeira. Segundo a ANACOM, o correio tem dado, e deve continuar a dar, um contributo relevante à melhoria da qualidade de vida das populações, à coesão do território, à inversão do isolamento de estratos da população, ao combate à desertificação das zonas remotas e ao crescimento das atividades económicas em todos os sectores e regiões. Estes objetivos requerem a existência de um serviço de comunicações postais de elevada qualidade, a que acresce o suporte essencial que o correio passou a dar ao desenvolvimento do comércio eletrónico, que se encontra em expansão acelerada.

Novos indicadores de qualidade de serviço

Com as novas metas estabelecidas, 99,9% do tráfego de correio azul, de correio registado e de jornais diários e semanais tem que ser entregue no prazo máximo de 3 dias úteis dentro do Continente e de 4 dias úteis quando destinados às ou com origem nas Regiões Autónomas e 99,7% do tráfego de correio normal, de encomendas e de jornais mensais e quinzenais no prazo de 5 dias úteis. Mas há mais…

Tempo em fila de espera no atendimento nas estações e postos dos CTT

A ANACOM definiu igualmente novos indicadores relativamente ao tempo em fila de espera no atendimento nas estações e postos dos CTT. Aquele tempo deverá ser inferior a 10 minutos em 90% dos casos e não poderá ultrapassar os 30 minutos em 99,5% dos casos. Pretende-se desta forma melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes dos CTT e corrigir uma situação atualmente geradora de um grande e crescente volume de reclamações.

Correio não entregue até x dias úteis (por cada mil cartas)

CTT cai 1,96 em bolsa

Após o anúncio da ANACOM, os CTT começaram a perder terreno na Bolsa de Lisboa tendo já caído (até à data da escrita deste artigo) 1,96%. A cotação das ações da empresa está agora nos 2,8980 €.

Acha que atualmente os CTT prestam um mau serviço?

Via ANACOM


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