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ANACOM: Como é o serviço móvel das operadoras?

É comum perguntar-se qual a melhor operador. A resposta não é diretamente até porque uma operadora é responsável por vários serviços.

Com o objetivo de termos alguns indicadores, a ANACOM realizou recentemente um estudo sobre as comunicações móveis. Conheçam os resultados.´


A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados, e da cobertura GSM (Sistema de Comunicações Móveis de Segunda Geração – 2G), UMTS (Sistema de Comunicações Móveis de Terceira Geração – 3G) e LTE (Sistema de Comunicações Móveis de Quarta Geração – 4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na região Norte.

Esta região abarca, integralmente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu, num total de 86 municípios, abrangendo 21,3 mil Km2, ou seja 23% da superfície terrestre do país.

Estes estudos visam dotar o mercado de informação isenta sobre o desempenho destes serviços e têm em vista caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços. Para tal são realizadas pela ANACOM:

Afinal o serviço das operadoras é bom ou mau? A ANACOM diz…

De acordo com a ANACOM, os sistemas analisados apresentaram, em média, boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS e LTE, ainda que com desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas e entre os operadores. O serviço de voz apresentou bom desempenho global em todos os operadores.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, registou-se bom desempenho global, no download e no upload, observando-se, não obstante, algumas diferenças entre os operadores.

A capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de transferência de ficheiros, em download e upload, apresentou uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais. Por seu lado, a velocidade de transferência de ficheiros registada nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais é significativamente inferior à registada nas áreas predominantemente urbanas, tanto em download como em upload.

Este indicador apresentou uma elevada variabilidade, observando-se valores máximos acima de 249 Mbps e 64 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos abaixo de 0,05 Mbps, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Faça já o teste à sua operadora…

 

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