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Amazon paga Kindle e ainda dá quase €10 a cliente portuguesa

É difícil falar de compras online sem mencionar a gigante Amazon. Apesar de não possuir qualquer loja física na Europa, a sua fama já é bem conhecida de todos.

O sucesso da Amazon deve-se a uma política de satisfação absoluta dos clientes que não seria possível sem a colaboração dos seus acionistas, tornando a Amazon num caso muito peculiar, uma empresa exemplar cujo objetivo principal é sempre a satisfação dos clientes e não o lucro.

No entanto, toda esta generosidade por vezes resulta em alguns casos ridículos. Há casos em que os clientes são tão beneficiados que, ao invés de pagar, acabam por ganhar dinheiro a comprar na Amazon.

Este foi o meu caso, que quando estava interessada em adquirir um Kindle Fire, me vi barrada de o fazer devido a não ser possível o seu envio.

Após falar com o serviço de apoio ao cliente na Amazon de Inglaterra, fui informada de que teria que encomendar o mesmo através da Amazon dos EUA. O mesmo ocorreu na Amazon Americana, e isto sucedeu-se ainda outra vez. Por fim, chegaram à conclusão de que não era possível enviar o referido Kindle Fire para Portugal.

Dada a situação chata e a minha indignação, principalmente devido a Portugal ser um país da UE, zona em que a Amazon opera em vários países, o assistente fez uma oferta de cortesia de $10.

Desconto até agora: $10 ~ €8,83

A conversa continuou, e eventualmente interessei-me por um Kindle alternativo que estava disponível para envio internacional. Tinha como particularidade ser um e-reader em vez de um tablet (não me importei já que queria o gadget mais para ler que outra coisa). No entanto, esse Kindle custava mais $30 do que aquele que eu queria inicialmente adquirir.

E o assistente fez-me mais um desconto, desta vez de $20 para compensar pela diferença de preço.

Desconto até agora: $30 ~ €26,48

Mas, mesmo assim, ainda não era bom o suficiente, por causa do custo elevado do envio (só podia ser enviado via expresso) e aos custos alfandegários decorrentes disso.

E o assistente ofereceu-me os portes, aproximadamente $23.

Desconto até agora: $53 ~ €46,78

Já parece muito desconto, não? Mas ainda não acabou!

Após esta conversa, resolvi esperar uns dias até encomendar. Ficaram então as notas acerca dos descontos registados na minha conta. Por coincidência, aconteceu que apenas dois dias a seguir a esta conversa a Amazon fez um desconto promocional de $20 na família de e-readers Kindle, que incluía, lá está, esse mesmo Kindle alternativo ao que eu inicialmente queria adquirir!

Desconto até agora: $73 ~ €64,44

Obviamente que com esta oportunidade segui logo com a compra. Correu tudo como planeado e o valor pago neste ponto foi de cerca de $46 (veja o recibo).

Também foi incluído um depósito de $14,47 ~ €12,77, que é calculado pela Amazon em função dos custos alfandegários que prevêem. Se o valor das taxas não ultrapassar isso, a Amazon devolve a diferença, caso contrário, pagam a diferença sem custos extra para o cliente.

Como a alfândega (aproximadamente) calcula o valor a pagar:

(Valor de Mercado do Produto + Valor do Transporte) x 23% IVA + 30€ desalfandegamento = (~€69,72 + 0) x 0.23 + €30 = €16,04 + €30 = €46,04

Como a Amazon (aparentemente) calculou o valor:

(Valor Pago + Valor do Transporte) x 23% IVA + Pequena Margem = (€40.53 + 0) x 0.23 + €3.45 = €12,77

Também aqui houve um desconto já que o valor de importação seria diferente com o preço original:

(Valor + Valor do Transporte) x 23% IVA + Pequena Margem) (€69,82 + €20,32) x 0,23 + €3,45 = €24,18

Ou seja, um desconto ‘acidental’ no depósito, de aproximadamente €10,07. Isto, para além da atenção apertada que a alfândega dá às transportadoras expresso, que se deve evitar ao máximo de fora da União Europeia.

Já adivinhava eu o que aí vinha. No dia a seguir, a alfândega ligou-me para pedir alguns dados relativos à encomenda, momento no qual informaram que os custos de importação seriam de facto aproximadamente €50 (não sei o valor exacto) e seriam da responsabilidade da Amazon.

Tudo somado:

*(só excedente porque se restasse algo do depósito era devolvido e não representaria ganho para a Amazon)

Balanço Total: -$9,09 ~ -€8,03

Sem dúvida, um excelente negócio! Feitas as contas acabei por ganhar quase €10 com esta compra, que acabaram por ser usados nos custos alfandegários extra que a Amazon pagou. Não é de todo uma situação que seja de “bandeira”, mas valoriza o facto da empresa em causa ter os cuidados que tem com os clientes, ao ponto, devido à própria dinâmica dos produtos, poder resultar num “ganho” total por parte de quem usa o seu serviço online.

 

Qual foi a melhor compra que fez online?

 

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