A Internet das coisas/Internet de tudo, aliadas à computação ubíqua, tem vindo a revolucionar as mais diversas áreas e processos. Já imaginou, por exemplo, entrar num supermercado, fazer o registo usando apenas o smartphone, adquirir os produtos que pretende e pagar com o smartphone?
O “ir às compras” é uma rotina que faz parte do quotidiano de muita gente. No entanto, há situações que incomodam, como o simples facto de estar uns bons minutos numa fila. Porque não colocar a tecnologia ao serviço do cliente e da empresa?… Foi isso que a Amazon fez!
O conceito da Amazon Go consiste em ir ao supermercado, usar o smartphone para se identificar (usando um código QR gerado), comprar o que precisar sendo que os produtos são automaticamente adicionados a um carrinho virtual e fazer o pagamento usando, para isso, um cartão virtual que está associado à sua conta da Amazon. Este tipo de loja foi ontem recém-inaugurada em Seattle, EUA. De referir ainda que a tecnologia tem a capacidade de detectar quando os produtos são adicionados ou retirados do “carrinho virtual”.
Veja como tudo funciona
De acordo com a informação da empresa, este novo serviço recorre à mesma tecnologia usada nos carros autónomos, tendo como base visão computacional, sensores e algoritmos. Este conjunto de tecnologias foi já baptizada com o nome de “Just Walk Out”
Via Amazon