A Altice Portugal exerceu o direito de preferência na compra das posições detidas pelas empresas Esegur e Datacomp na SIRESP SA.
No total, estas duas empresas detinham 21,55% do capital social da sociedade. Com o exercício do direito de preferência, a Altice Portugal aumenta a sua participação, passando a deter 52,1% do capital social da SIRESP SA, reforçando a sua posição acionista na mesma.
SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal
O SIRESP é suportado numa rede TETRA trunking digital! A rede SIRESP permite, através da definição de grupos de conversação, que cada entidade o utilize como a sua rede privativa, independente das restantes, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência sejam facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários não previstos.
O SIRESP é composto por:
- 502 torres de comunicações que servem um universo de 53 500 utilizadores
- 6 comutadores de tráfego
- 53 salas de despacho
- 2 estações móveis de reforço com sistema de comunicação via satélite
Para a Altice Portugal, a rede SIRESP reveste-se de grande relevância para o país, por isso mesmo, de há alguns anos a esta parte, a Altice Portugal tem reiterado a necessidade de investimentos adicionais em soluções de redundância, tendo investido em meios técnicos e humanos no desenho das mesmas, nomeadamente através de tecnologia Satélite, de forma proativa e sem qualquer custo.
Neste momento, em parceria com o Estado Português, está em fase de conclusão um importante projeto que pretende melhorar e reforçar os mais diversos níveis de redundâncias da rede SIRESP.
Segundo a empresa “a Altice Portugal é o único operador do país com capacidade para projetar este tipo de sistema, por razões de ordem tecnológica e operacional, de onde resulta a completa satisfação e total cumprimento da qualidade de serviço prestados”.