Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Alibaba, além da famosa personagem da Disney, é uma enorme empresa privada multimilionária com base em Hangzhou, na China, e que se dedica a vários tipos de serviços, principalmente serviços de E-Commerce, onde podemos incluir, por exemplo, sites de Business-to-Business e serviços de Pagamentos On-line.
A Alibaba é uma empresa conhecida pelos seus períodos de silêncio, no entanto, 2014 mostra-se agitado para a gigante chinesa, sendo que este ano a empresa tem investido e comprado várias empresas tanto na China como no estrangeiro.
Alibaba conquistou a China e prepara-se para conquistar o resto do mundo!
Este ano de 2014 foi um ano muito importante para esta gigante chinesa. Devido à enorme quantidade de dinheiro despendida pela empresa, algumas pessoas do ramo já têm apelidado o ano de 2014 como o ano da Despedida de Solteiro de Alibaba.
A passos largos vamo-nos aproximando do final do ano, e este resumo que aqui mostramos, pretende dar a conhecer o que foi investido e os milhões gastos para consolidar uma posição da empresa chinesa até este momento. Ainda vamos ouvir falar muito dela em 2015!
1. FirstDibs
Começamos pelo primeiro investimento feito este ano pela gigante chinesa. Estávamos em Janeiro e consistiu no investimento de série C de 15 milhões de dólares para aquisição da empresa de e-commerce de luxo FirstDibs.
A empresa está sediada em Nova Iorque e dedica-se ao design de interiores, decoração e moda. Uma vez que grande parte dos negócios da FirstDibs é fora dos Estados Unidos e também porque o consumo de bens de luxo tem aumentado entre a população chinesa, a Alibaba pretende juntar esses dois ingredientes de forma a atender a esse crescimento mais rapidamente.
2. TutorGroup
O segundo investimento da gigante chinesa acontece logo no mês seguinte. Após o seu primeiro investimento em Janeiro, em Fevereiro, a Alibaba em conjunto com a Temasek Holdings e com a Qiming Venture Partners investe cerca de 100 milhões de dólares na empresa multinacional de educação On-line, TutorGroup.
Como foi dito anteriormente, esta é uma empresa de educação On-line, com ênfase na aprendizagem de línguas. A empresa está fixada em mais de 40 países e no seu conteúdo constam cerca de 40 000 horas de cursos, sendo os seus principais produtos o TutorABC, TutorABCJr e o TutorMing. Com os 100 milhões de dólares a empresa decidiu expandir a marca para a Ásia.
3. ChinaVision
ChinaVision é uma empresa de media que actua em várias áreas, desde produção conteúdos populares para a televisão chinesa, filmes, jornais e até mesmo jogos para dispositivos móveis.
E sim, foi este o terceiro investimento da Alibaba este ano. A empresa chinesa investiu cerca de 804 milhões de dólares tornando-se assim proprietária da maior parte da empresa sediada em Hong Kong.
Devido à competição com outras gigantes da Web chinesa na obtenção de conteúdo original, este ano a Alibaba tem feito algumas modificações no negócio, tanto nos conteúdos televisivos como também nos conteúdos cinematográficos.
4. ByeCity
Março chega e simultaneamente chega um novo investimento por parte da Alibaba.
Em conjunto com a CBC Capital foram investidos cerca de 20 milhões de dólares num financiamento série B na empresa ByeCity, que consiste num serviço de viagens especializado na obtenção de vistos para cidadãos chineses que pretendem fazer viagens para o exterior.
Com este investimento a Alibaba aumenta assim a sua oferta no negócio das viagens.
5. Tango
Os investimentos feitos pela Alibaba continuam a multiplicar-se, sendo agora a vez da aplicação de troca de mensagens Tango, empresa esta que está sediada nos EUA.
Alibaba liderou um investimento que rondou os 280 milhões de dólares no passado mês de Março, no entanto a estratégia da gigante chinesa para este investimento ainda é um enigma.
Vários rumores estão a circular relativamente a este investimento, onde são avançadas duas hipóteses. Sendo que as hipóteses são que, ou a Alibaba está a utilizar esta aplicação como uma plataforma de comércio móvel fora da China ou então está a utilizar esta aplicação para reforçar a sua própria aplicação de troca de mensagens, a Laiwang.
Este poderá ter sido um óptimo investimento uma vez que na última contagem feita, a aplicação Tango contava com 200 Milhões de utilizadores registados e 70 milhões de utilizadores activos mensalmente.
6. InTime Retail
Mesmo no final do mês de Março a gigante chinesa faz um novo investimento, que ronda os 692 milhões de dólares na empresa InTime Retail.
InTime Retail é uma empresa de venda de tijolos e argamassa, que neste momento está presente em cerca de 28 lojas e 8 centros comerciais em toda a China.
Este acordo permite ainda aos utilizadoras da Alabama’s Alipay fazerem pagamentos nestas superfícies através dos seus smartphones. Inicialmente a Alibaba adquiriu 9,9% da empresa, mas juntando esses 9,9% com as restantes obrigações que possui, a sua participação na InTime Retail ficará a rondar os 25%.
7. Lyft
Chegado o mês de Abril e há outro novo investimento, tendo este rondado os 250 milhões de dólares num investimento de série D. Este investimento foi feito na aplicação Lyft, uma espécie de gestão de boleias.
A Uber, empresa detentora desta aplicação e com sede na Califórnia pensa usar o dinheiro obtido por este investimento para alargar os seus horizontes, isto é, levar a aplicação Lyft além-fronteiras, no entanto, ainda não é explícito para onde serão alargados esses horizontes.
Esta poderá ser uma jogada da gigante chinesa para expandir internacionalmente a sua aplicação Kuaidi Dache.
8. Wasu Media
Neste mesmo mês de Abril surge um dos maiores investimentos por parte da Alibaba. A gigante chinesa investe cerca de 1,05 mil milhões de dólares na empresa Wasu Media.
No entanto, a maior parte deste investimento não partiu directamente da gigante chinesa, mas sim de Jack Ma juntamente com um conjunto de outros investidores.
Com este investimento a Alibaba terá novos argumentos para combater os seus concorrentes directos no que diz respeito a conteúdos de vídeos originais na Internet. Podendo estes conteúdos ser acedidos através de um qualquer navegador de Internet ou mesmo através de alguns modelos de televisores inteligentes.
9. Youku
O mercado dos media parece ser um dos mercados que mais interessa à Alibaba conquistar, tendo a empresa chinesa feito um investimento de cerca de 1,22 mil milhões de dólares no portal de streaming de vídeo Youku Tudou.
Este investimento teve o apoio da YunFeng Capital, empresa que pertence a Jack Ma. Youku é actualmente o maior site de streaming de vídeo presente na China.
Com este investimento as duas empresas passaram a trocar informações sobre os utilizadores de forma a seleccionarem melhor o seu público-alvo. As duas empresas estão ainda a trabalhar num serviço que permita a várias lojas que estejam presentes no Tmall e no Taobao colocarem anúncios nos vídeos do Youku.
10. Empresas de Logística
Já desde o ano passado que a Alibaba mantém parcerias com várias empresas de distribuição e logística em toda a China. Entretanto segundo o New York Times, a gigante chinesa este ano investiu cerca de 269 milhões de dólares nesse empreendimento conjunto, passando então a ser detentora de 48% desse mesmo empreendimento.
Segundo a Forbes, a Alibaba tem mais de 14 parceiros de logística que fornecem mil milhões de encomendas por ano em toda a China. Sendo uma delas a empresa estatal, China Post. Com os investimentos que está a fazer nesta área, a Alibaba pretende tornar realidade as entregas em 24 horas em toda a China.
Já em Dezembro do ano transacto, a gigante chinesa tinha investido cerca de 364 milhões de dólares na empresa chinesa fabricante de electrodomésticos Haier Eletronics, de forma a poder tirar proveito da sua ampla rede de armazéns e logística.
11. SingPost
No final de Maio a Alibaba volta a surpreender com um grande investimento, desta vez terá sido um investimento de cerca de 250 milhões de dólares no Serviço Nacional de Correios de Singapura.
Aquando deste investimento as duas empresas assinaram também um acordo que permitirá no futuro a criação de um empreendimento conjunto. Sendo que o objectivo da Alibaba é ampliar a sua cadeia de logística para o Sudoeste Asiático.
De encontro a este objectivo, já anteriormente a gigante chinesa tinha criado uma versão localizada do Taobao em que removia as barreiras linguísticas e as barreiras de transporte entre comerciantes chineses e os clientes de Singapura.
12. Guangzhou Evergrande
E como o futebol é o desporto rei em quase todo o mundo, a Alibaba investiu cerca de 192 milhões de dólares por 50% da participação na equipa de futebol Guangzhou Evergrande. A outra metade pertence à empresa chinesa de imóveis Evergrande.
Esta é uma das equipas mais bem-sucedidas do futebol chinês. Os pormenores deste negócio foram discutidos entre Jack Ma e Hui Ka Yan da Evergrande. Sendo confirmado o acordo via telefone 15 minutos após esse encontro.
13. UCWeb
Embora ainda não tenham sido lançados os números publicamente, a Alibaba e a UCWeb afirmaram ter concluído o que será a maior aquisição de um serviço de Internet na China.
Este negócio aconteceu em Junho deste mesmo ano. A gigante chinesa já detinha a maior parte da UCWeb mas com esta aquisição a Alibaba ficou a ser proprietária da totalidade da empresa.
Pouco antes deste negócio, as empresas divulgaram um novo motor de busca optimizado para dispositivos móveis. O principal produto da UCWeb é o UC Browser. O UC Browser é um navegador de Internet para dispositivos móveis, e conta com cerca de 500 milhões de utilizadores activos trimestralmente.
Sendo o navegador móvel mais popular em países como a Índia, Vietname, Indonésia, Rússia e EUA.
14. Autonavi
Aproximando-nos já do fim desta longa lista vamos então ver mais um dos mais recentes investimentos feitos pela Alibaba. Após a empresa ter comprado 28% da Autonavi durante o ano passado, em Julho passado a Alibaba decide comprar em definitivo a empresa por cerca de 294 milhões de dólares.
Autonavi é o quarto serviço de mapas mais popular na China, sendo mesmo a fonte que a Apple utiliza nos seus mapas.
Neste sector a Alibaba e a Autonavi irão tentar combater a pioneira Badu Maps e também a Tencent Maps, empresas que são concorrentes directas da gigante chinesa no ramo dos mapas digitais e da navegação.
15. Kabam
A empresa americana que desenvolve de jogos Kabam recebeu um investimento da Alibaba no final de Julho de cerca de 120 milhões de dólares.
O acordo consiste em distribuir jogos On-line e jogos para dispositivos móveis produzidos pela Kabam por toda a China, através do Taobao e do Laiwang. Esta é uma óptima oportunidade para a gigante chinesa se aproximar da rival Tencent no mercado dos jogos para dispositivos móveis e jogos On-line, uma vez que a presença da Alibaba neste tipo de serviços é quase inexistente.
Com isto, nos próximos três anos serão lançados 10 jogos pela Kabam através da Alibaba. Sendo que a empresa já possui 35 jogos com jogadores em mais de 150 países. [ver mais]
16. Entrada na Bolsa de Nova York
Não poderíamos deixar de referir dois aspectos que são fundamentais quando para trás referimos muitos milhões. O primeiro refere-se ao braço financeiro do Alibaba Group Holding que recebeu aprovação do Governo chinês para criar um banco privado.
O segundo e provavelmente um dos mais importante no que toca à visão global de mercado mundial foi a estreia do Alibaba, no passado mês de Setembro na bolsa de Nova York. A oferta pública inicial de acções (IPO) do Alibaba Group Holding atingiu o valor de 25 mil milhões de dólares, considerada a maior da história.
Assim, com a entrada no mais importante mercado bolsista mundial, a gigante chinesa está mais perto de alcançar o que, provavelmente, ambiciona, tornar-se dona e senhora do comércio online mundial e derrubar os seus principais concorrentes que, embora mais pequenos, controlam o comércio fora do espaço chinês. É um aviso à navegação, em breve o panorama das compras online vai ter outra cara!