Pplware

Alerta: Hackers roubam milhões de dólares em vários bancos

…com recurso a malware

Não há dia que passe que não se ouça falar em ataques informáticos. Desta vez o caso é bastante grave, uma vez que os hackers “infiltraram-se” em mais de cem bancos, em vários países, e conseguiram roubar milhões de dólares.

A informação foi publicada no New York Times, este Sábado, depois deste canal ter recebido uma cópia do relatório da Kaspersky que informa da existência de vários ataques a bancos desde 2013. Bancos da Rússia, Japão, Estados Unidos e outros países foram vítimas de ataques de malware que permitia aos atacantes ver as operações diárias dos funcionários dos bancos.

Como funcionava

A técnica de ataque era muito simples. Os hackers enviavam um e-mail, que “levava” o malware Carbanak, para milhares de funcionários de bancos em todo o mundo, com o objectivo de infectar as suas máquinas.

Caso o malware fosse instalado na máquina do funcionário, este registava tudo o que fosse escrito e até tinha a capacidade de tirar screenshots. Além disso o malware Carbana até permitia que o hacker acedesse remotamente às máquinas dos funcionários dos bancos.

Segundo o New York Times, o malware dava a possibilidade dos hackers transferirem dinheiro dos bancos para outras contas, e sabe-se já que o montante roubado ronda os $300 milhões (cerca 263 milhões de euros), no entanto a Kaspersky admite que o valor possa ser o triplo.

Via New York Times

Exit mobile version