Pplware

ALERTA: Há um novo esquema com o sistema de pagamentos MB WAY

Há um novo esquema de burla… e é um esquema que usa o MB WAY. É verdade que o sistema de pagamentos da SIBS é seguro, mas a sua simplicidade de operação tem dado asas à imaginação dos larápios.

A PJ revelou hoje um novo “Modus Operandi” com recurso ao MB WAY.


O Inquérito iniciou-se em meados de outubro de 2020 tendo por base a investigação de vários casos de fraude com recurso à captura de credenciais – “Phishing”.

Para tal eram usadas mensagens de correio eletrónico que simulavam serem remetidas pela entidade gestora da aplicação MB WAY, tendo como resultado um elevado número de movimentos (levantamentos ou compra de artigos) não autorizados, concretizados através da dita aplicação com dados de terceiros.

Na sequência das detenções e buscas domiciliárias procedeu-se à apreensão de vários objetos relacionados com a prática criminosa, assim como a uma quantidade significativa de artigos adquiridos de forma ilícita.

Recomendações relativamente ao MB WAY

  • Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
  • Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
  • Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
  • Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento

O valor da fraude atingiu, até ao momento, centenas de milhares de euros estando referenciados mais de 170 cartões/contas bancárias, prevendo-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação.

Pelo que o JN apurou, os dois cidadãos argelinos chegaram a território nacional em outubro do ano passado, quando começaram a ser enviados e-mails fraudulentos.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medida de coação considerada adequada.

Leia também…

Exit mobile version