Pplware

Muito cuidado! Emails da EDP, CTT, Intrum e Millennium… são fraude

Recebeu emails da EDP, CTT, Intrum ou Millennium para pagar uma conta? Atenção, pois são uma fraude com vista a roubar dados dos utilizadores.

Se recebeu algum email destas entidades analise cuidadosamente o conteúdo, mesmo que a mensagem chegue “aparentemente” do domínio oficial. Se verificar que se trata de uma fraude, elimine-os de imediato.


Uma vaga de phishing está a afetar empresas e utilizadores em Portugal. O Pplware teve conhecimento de que circulam vários emails fraudulentos em nome da EDP, CTT, Intrum e Millennium BCP. As mensagens chegam dos “domínios conhecidos” só que não são efetivamente enviadas das entidades oficiais.

Exemplo de um dos emails da EDP fraudulentos

Na imagem seguinte está um email recebido aparentemente da EDP. Trata-se de uma mensagem para pagar, supostamente, uma fatura em atraso. O português é “normal” e parece mesmo tratar-se de um email fidedigno.

No entanto, analisando os links, facilmente percebemos que somos reencaminhados para um servidor que não é conhecido.

Algumas das empresas têm alertado os seus clientes. Por exemplo, a Intrum Portugal tem uma mensagem no seu site principal onde refere que…

A Intrum Portugal informa que estão a circular mensagens de correio eletrónico fraudulentas, que não são sua autoria, nem da sua responsabilidade. Foram detectadas mensagens falsas num português pouco correto e que estão a usar o domínio intrum.pt. Estas mensagens não tem origem na rede da Intrum – intrum.com. Alertamos que não deve reagir a estes emails, devendo eliminá-los de imediato, sem que haja qualquer tipo de interação – não descarregue anexos nem aceda a links. A Intrum está a desenvolver todos os esforços para conter esta situação, incluindo o alerta às autoridades competentes.

Se recebeu algum email de uma destas entidades, esteja atento! Se perceber que são fraude elimine de imediato. Por norma, o phishing é efetuado através de emails, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.

Leia também…

Exit mobile version