Pplware

Alemanha encerrou os seus três últimos reatores nucleares

Numa altura em que muito se fala sobre a energia nuclear, a Alemanha fez saber que encerrou os seus últimos reatores nucleares. De referir que as últimas três centrais forneceram, no ano passado, apenas 6% da eletricidade produzida na Alemanha.


Desde 2003, a Alemanha já fechou 16 reatores nucleares

Depois de mais de 20 anos de eliminação gradual da produção de energia atómica no país e num momento de crise energética na Europa, a Alemanha decidiu encerrar os seus últimos três reatores nucleares.

Segundo revela a Lusa, as centrais Isar II (sudeste), Neckarwestheim (sudoeste) e Emsland (noroeste) foram desligadas da rede elétrica antes da meia-noite, conforme o planeado, avançou a empresa de energia RWE, considerando tratar-se do “fim de uma era”.

Apesar de tal acontecimento até ter sido festejado ativistas antinucleares, não foi pacifico. Devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o debate sobre a energia nuclear voltou a aquecer.

Os defensores da energia atómica alegam que os combustíveis fósseis devem ser eliminados como parte dos esforços globais para conter as alterações climáticas, argumentando ainda que a energia nuclear produz muito menos emissões de gases com efeito estufa e é segura, se gerida adequadamente.

Desde 2003, a Alemanha já fechou 16 reatores nucleares. A energia renovável representou, em 2022, 46%. Há 10 anos a energia renovável representava menos 25%.

Exit mobile version