Pplware

AirSwing – Depois do multi-toque chega o multi-gestos

A tecnologia que mais tem impulsionado o mercado, é a tecnologia multi-toque. São vários os fabricantes e vários os dispositivos que apostam e adoptaram esta forma de input para servir o utilizador.

Os dispositivos estão cada vez mais sofisticados e treinados ao toque, os ecrãs e outras áreas dos gadgets são usados com uma simplicidade e usabilidade, que era impensável há poucos anos atrás. Mas a tecnologia não é estática e os projectos para usar apenas os movimentos começam a dar passos mais certos para uma implementação global.

A Toshiba vem simplificar e promove a interoperatividade num segmento tecnológico de forte expansão. A empresa nipónica tem como requisito apenas uma câmara para o utilizador comandar o dispositivo e as suas acções.

A empresa chamou-lhe AirSwing, sendo que este software corre num PC e apenas necessita de uma webcam. Pode parecer ao primeiro contacto, uma tecnologia “pesada” com altos desempenhos de processador, mas não. O sistema não requer grande poder de processamento, a funcionar em pleno desempenho, e apenas consome  3% dos recursos do processador, um ARM11 que funciona a 400MHz.

O gestos são fluidos e permitem uma liberdade na sua utilização. O agitar da mão, num menu seleccionado, permite que seja lançada a reprodução de um slide show. Ambas as mãos, afastando-se ou juntando-se, permitem uma zoom das imagens, escolhidas com recurso a gestos da esquerda ou da direita conforme preferência na selecção da fotografia.

A Toshiba pretende colocar este software num largo número de TV’s de baixo custo, tendo em conta que o alvo será o mercado publicitários nos espaços públicos, numa primeira fase. Toda esta tecnologia será aperfeiçoada e certamente aparecerão novos alvos que poderão albergar esta nova forma de interagir com os dispositivos.

No vídeo vemos ainda algumas imperfeições ou falta de sintonia, mas este ainda é apenas um protótipo. Mesmo assim, e tendo em conta o seu estado de desenvolvimento, será uma forma barata e inovadora para “comandar”, por exemplo, a televisão lá de casa. Aguardamos novidades e desenvolvimentos.


Mais Informação: DigInfo

Exit mobile version