Os drones estão a tornar-se num caso de sucesso mas também num grave caso de insegurança, principalmente quando invadem as zonas dos aeroportos.
Na passada sexta-feira, o piloto de um avião A380 da Lufthansa relatou que um drone passou a cerca de 60 metros do seu A380 quando este fazia a aproximação à pista de aterragem.
O piloto do Airbus A380 da Lufthansa reportou que um drone quase colidiu com o avião de passageiros, nesta passada sexta-feira, quando a aeronave fazia a aproximação a uma das pistas de aterragem do aeroporto de Los Angeles, de acordo com o comunicado divulgado pela Reuters do porta-voz para a divisão do Pacífico da Administração Federal da Aviação Americana (FAA), Ian Gregor.
A aproximação entre o drone e o quarto motor do Airbus A380 ocorreu pelas 13:30 a uma altitude de 1,525 metros. O drone passou, como já referimos, a cerca de 60 metros da estrutura do avião de passageiros quando este se aproximava da pista.
Os drones trazem limitações para voar nestas zonas?
Há já alguns países com regulamentação específica para as aeronaves não tripuladas. Na Europa foram introduzidas regras dedicadas a estes dispositivos, entre essas regras está a exclusão de uso de drones a distâncias de até 1,5 quilómetro do perímetro de aeroportos.