A Airbus deu a conhecer que vai investir cerca de 40 milhões de euros na construção de uma unidade industrial na construção de peças para aviões. Segundo a empresa, esta unidade está localizada na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso.
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Governo. Assim, representará a criação de mais de 400 postos de trabalho, 240 postos numa primeira fase.
Airbus investe no norte de Portugal
A Stelia Aerospace, empresa do universo Airbus, quer investir 40 milhões de euros na abertura de uma nova linha de montagem em Santo Tirso. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro António Costa. Segundo as informações, este investimento prevê em primeiro lugar criar 240 postos de trabalho imediatos, 30 dos quais “altamente qualificados”.
Apesar da notícia já ter sido avançada pelo semanário Expresso, no passado sábado, só agora foi revelado o nome do investidor.
Proximidade geográfica fazem diferença
De acordo com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a escolha passa pela “relevante experiência no setor aeronáutico, a disponibilidade de talento, a integração na Zona Euro e a proximidade geográfica com as localizações francesas da Stelia Aerospace”.
Esta nova unidade desenvolverá as atividades de assemblagem de subconjuntos de estruturas aeronáuticas, que serão depois exportadas para as unidades da Stelia Aerospace de Méaulte e Rochefort, em França, para aí serem integradas. A atividade começará no final [de 2019] e aumentará progressivamente para atingir a velocidade cruzeiro até 2023.
Comentou a AICEP.
Esta empresa fatura cerca de 2.200 milhões de euros por ano. Além disso, tem 7 mil trabalhadores espalhados por América do Norte, Tunísia, Marrocos e França. Estando assim nas secções de fuselagem para a Airbus, asas para a ATR, fuselagens centrais para a Bombardier e componentes para a Boeing.
A criação desta nova unidade faz parte da estratégia da criação da Stelia Aerospace. Iisso também permitirá absorver potenciais aumentos de atividade dos nossos clientes.
Explicou também Cédric Gautier, presidente-executivo desta subsidiária da Airbus.