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Afinal quem vai comprar o Here, o serviço de mapas da Nokia?

Os rumores da venda do serviço de mapas da Nokia começaram a tomar forma na passada semana. Tudo aponta para que a empresa Finlandesa se esteja a preparar para passar o Here para as mãos de outra empresa.

Apesar de não haver ainda uma lista concreta de candidatos a comprar o Here, surgem agora informações que apontam vários potenciais interessados.

Da lista apresentada, surgem alguns nomes sonantes, como a Apple, o Facebook e até alguns fabricantes de automóveis.

Ainda é cedo para existir qualquer informação concreta sobre quem será o novo dono do serviço de mapas Here, mas várias fontes apontam já alguns candidatos.

Segundo as informações trazidas a público a Nokia estará a tentar convencer alguns gigantes da industria a comprarem este seu serviço e todo o que ele tem agregado.

Neste momento existem duas fontes a apresentar informação, que se pode considerar fidedigna, mas com listas de potenciais compradores ligeiramente diferentes.

A primeira fonte de informação, a Bloomberg, aponta como potenciais compradores do Here maioritariamente empresas tecnológicas, com a lista a ser encabeçada pela Apple. Há ainda nomes como o Facebook, a Baidu, a Sirius XM, a Amazon ou a Alibaba.

Para qualquer uma destas empresas o Here iria dar-lhes acesso a uma área onde ainda não têm qualquer presença ou onde podem reforçar a sua posição.

No caso da Apple e da Sirius XM, que têm já serviços de mapas, o que a Here traria é quase óbvio. A qualidade dos mapas de alta definição que a Nokia tem seriam uma melhoria para os seus serviços.

Para o Facebook, Baidu, Amazon e Alibaba, esta seria a possibilidade de deixarem de depender de serviços de terceiros, passando elas a ser fornecedoras desse mesmo serviço.

Como segunda fonte de informação está uma revista alemã, que afirmou ter dados concretos que colocam na corrida pelo Here alguns dos principais fabricantes de automóveis alemães.

Em concreto, a revista Manager Magazin apontou como havendo interesse de marcas como a BMW, Audi, Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, Uber e novamente o Facebook.

O interesse dos fabricantes não será estranho, uma vez que estão a mudar a sua estratégia relativa a este tipo de serviços e de ofertas, tentando puxar para si os serviços que têm contratados a empresas terceiras.

A venda do serviço de mapas da Nokia deverá rondar os 3 mil milhões de euros, um valor mais baixo que os 8 mil milhões que a empresa pagou em 2008 pela Navteq. No último relatório financeiro da Nokia, o valor do Here rondava os 2 mil milhões de euros.

A venda do Here pode estar associada a vários factores, todos eles relacionados com a compra da Alcatel-Lucent, realizada no final da passada semana.

A Nokia precisa de realizar um encaixe financeiro para suprir parte dos 15.6 mil milhões de euros que gastou e precisa também de se libertar da manutenção de serviços como o Here, para se concentrar em tornar-se um dos maiores fornecedores de equipamentos para as redes dos operadores móveis.

Quem comprar o Here à Nokia não leva apenas o serviço de mapas. Tem ainda acesso a uma das melhores plataformas, com mapas de elevada qualidade e também toda a estrutura para os manter e actualizar.

A somar a isso estão as aplicações dedicadas a este serviço, que conseguem dar acesso aos mapas sem necessidade de ligação à Internet, e toda uma base de utilizadores que podem depois ser explorados.

Espera-se que durante a próxima semana surjam as primeiras informações e as primeiras ofertas dos interessados na compra do Here.

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