Pplware

Adobe suspende desenvolvimento do Flash Player…

…para browsers de dispositivos móveis. Steve Jobs tinha razão!

A Adobe informou recentemente os developers de que está iminente a suspensão do desenvolvimento do plugin do flash player para browsers de dispositivos móveis. Aparentemente a empresa pretende num futuro próximo abandonar o desenvolvimento do Flash mobile e passar a desenvolver as suas ferramentas para a produção de aplicações para lojas de aplicações mobile, como a App Store da Apple.

A guerra entre o Flash e o HTML5 já não é recente, e se o Flash tinha vindo a perder algum terreno, principalmente quando se fala em dispositivos móveis, uma declaração como esta por parte da Adobe pode muito bem ditar o seu futuro nestes equipamentos.

Este anúncio chega cerca de um ano e meio depois das declarações de Steve Jobs contra o flash (e a favor do HTML5)), principalmente em dispositivos móveis, (ver carta aberta de Steve Jobs: Thoughts on Flash) declarações essas que explicam o porquê da não adopção do flash nos dispositivos móveis da Apple.

Fontes próximas da empresa divulgaram estas informações acerca dos planos para o futuro no que respeita ao flash em dispositivos móveis, declarando o seguinte:

“Our future work with Flash on mobile devices will be focused on enabling Flash developers to package native apps with Adobe AIR for all the major app stores. We will no longer adapt Flash Player for mobile devices to new browser, OS version or device configurations. Some of our source code licensees may opt to continue working on and releasing their own implementations. We will continue to support the current Android and PlayBook configurations with critical bug fixes and security updates.”

Apesar das notícias menos favoráveis para o flash mobile, a Adobe continuará a dar suporte ao flash já existente para dispositivos com Android e no BlackBerry PlayBook, com correcção de bugs e actualizações de segurança, mas o flash não será adaptado para novos browsers mobile, novas versões de sistemas operativos ou novos dispositivos.

A Adobe deverá, com a suspensão do desenvolvimento de flash para dispositivos móveis, apostar com mais força no desenvolvimento de aplicações nativas para estes dispositivos, focar-se nos conteúdos para computadores e aumentar o investimento no HTML5.

Aguarda-se para muito breve (próximos dias) que este anúncio venha a público com uma publicação por parte da Adobe na sua página oficial. [via]

A confirmarem-se estas notícias, qual acha que será o futuro do flash nos dispositivos móveis?Estaria Steve Jobs certo quando se impôs contra o flash em dispositivos móveis?
Exit mobile version