…para browsers de dispositivos móveis. Steve Jobs tinha razão!
A Adobe informou recentemente os developers de que está iminente a suspensão do desenvolvimento do plugin do flash player para browsers de dispositivos móveis. Aparentemente a empresa pretende num futuro próximo abandonar o desenvolvimento do Flash mobile e passar a desenvolver as suas ferramentas para a produção de aplicações para lojas de aplicações mobile, como a App Store da Apple.
A guerra entre o Flash e o HTML5 já não é recente, e se o Flash tinha vindo a perder algum terreno, principalmente quando se fala em dispositivos móveis, uma declaração como esta por parte da Adobe pode muito bem ditar o seu futuro nestes equipamentos.
Este anúncio chega cerca de um ano e meio depois das declarações de Steve Jobs contra o flash (e a favor do HTML5)), principalmente em dispositivos móveis, (ver carta aberta de Steve Jobs: Thoughts on Flash) declarações essas que explicam o porquê da não adopção do flash nos dispositivos móveis da Apple.
Fontes próximas da empresa divulgaram estas informações acerca dos planos para o futuro no que respeita ao flash em dispositivos móveis, declarando o seguinte:
Apesar das notícias menos favoráveis para o flash mobile, a Adobe continuará a dar suporte ao flash já existente para dispositivos com Android e no BlackBerry PlayBook, com correcção de bugs e actualizações de segurança, mas o flash não será adaptado para novos browsers mobile, novas versões de sistemas operativos ou novos dispositivos.
A Adobe deverá, com a suspensão do desenvolvimento de flash para dispositivos móveis, apostar com mais força no desenvolvimento de aplicações nativas para estes dispositivos, focar-se nos conteúdos para computadores e aumentar o investimento no HTML5.
Aguarda-se para muito breve (próximos dias) que este anúncio venha a público com uma publicação por parte da Adobe na sua página oficial. [via]