Assim como os autocarros de dois andares vermelhos, as cabines telefónicas (também elas vermelhas), são ícones importantes do Reino Unido.
No entanto, de acordo com informações recentes, a companhia telefónica BT pretende substituir estas cabines tradicionais por cabines muito mais modernas e com outras tecnologias.
É o fim das típicas cabines telefónicas vermelhas do Reino Unido. A empresa BT deu a conhecer que até 2022 pretende de substituir as atuais cabines por equipamentos mais modernos que até possam disponibilizar, por exemplo, Wi-Fi.
De acordo com os dados, desde 2008 foram vendidas, no âmbito do programa “adotar um Quiosque”, 4000 cabines, modelo «K6» (as cabines vermelhas). Este modelo foi produzido em 1936 no âmbito das comemorações do 25º aniversário da coroação do rei George V. Desenhado pelo arquiteto inglês Giles Gilbert Scott.
Nos anos 60, havia 70 mil cabines do modelo «K6» no Reino Unido! Atualmente, existem apenas 7 mil. Segundo a BT, a manutenção destas cabines ronda os 6 milhões de libras, anualmente.
Que equipamentos as irão substituir?
As cabines vermelhas serão substituídas por equipamentos InLinkUK que oferecem um conjunto de funcionalidades interessantes:
- Wi-Fi a 1Gbps
- Chamadas gratuitas dentro do Reino Unido (para móveis e fixas)
- Possibilidade de carregar smartphones (gratuitamente)
- Serviço de mapas gratuito, lista telefónica digital e serviços de emergência
Sabe-se ainda que atualmente existem já 750 unidades InLinkUK instaladas e o feedback dos utilizadores é bastante interessante e positivo.