O lançamento do Model 3 da Tesla tem sido recheado de percalços e de problemas. Depois de vários atrasos na linha de produção, que se refletiram nas datas de entrega e até noutros projetos da marca, surge agora mais uma necessidade.
Um acidente grave veio mostrar alguns problemas que precisam ser resolvidos neste novo carro da Tesla.
O resultado de um acidente a 100 km/h veio mostrar algumas fragilidades que o Model 3 tem e que a Tesla precisa corrigir com urgência. Foi o próprio dono do Tesla que teve o acidente que partilhou no Reddit as fotografias que revelam a força do embate e o estado final do Tesla.
O grave acidente do Tesla Model 3
Apesar de não terem existido vítimas e o carro ter suportado o embate de forma perfeita, protegendo os passageiros e absorvendo o choque, foi no interior que os problemas surgiram. O ecrã de 15 polegadas que serve de consola a este carro não está corretamente construído e foi o responsável por alguns ferimentos tanto no condutor como no passageiro do Model 3.
Os problemas detetados no Model 3
Do que foi descrito pelo dono do Tesla no Reddit, o vidro do ecrã da consola do Model 3 partiu-se com o impacto do braço do passageiro, tendo-lhe provocado vários ferimentos com os vidros resultantes.
Há ainda a relatar uma segunda situação, de menor perigo, mas que é importante ser corrigida. Após o acidente o porta-luvas ficou bloqueado e inacessível. Esta situação resulta da destruição da consola, onde a abertura deste elemento é controlada. Assim, o condutor ficou impossibilitado de aceder aos documentos do carro e aos papeis do seguro.
A resposta pronta da Tesla e de Elon Musk
Quando soube do acidente e das queixas reportadas, Elon Musk, o mentor da Tesla, veio a público, via Twitter, garantir que estas situações vão de imediato ser revistas e que a solução será implementada numa revisão a ser aplicada em breve.
As soluções apresentadas são a abertura automática do porta-luvas em caso de acidente e a colocação de uma folha de plástico a proteger o ecrã da consola do Model 3.
Adding software feature to open glovebox automatically when car comes to a stop after a crash. Will look at bonding a thin plastic sheet to the front or back of screen.
— Elon Musk (@elonmusk) February 16, 2018
Apesar destes problemas, o comportamento do Model 3 neste acidente foi exemplar, garantindo a segurança dos ocupantes e impedindo que estes sofressem qualquer ferimento grave.
De acordo com as autoridades, caso este tivesse acontecido com um qualquer outro carro, provavelmente o desfecho não teria sido tão positivo para os ocupantes e poderia ter resultado em ferimentos muito graves e até em morte.