O mercado dos smartwatch está em franca expansão. São já várias as marcas que têm no mercado algumas propostas, esperando-se para 2015 a chegada de muitos mais dispositivos.
Mas o grande problema actualmente é a falta de soluções para dar uma utilidade a estes dispositivos. Apesar de serem muito úteis em determinadas situações, acabam por estar limitados.
Mas esta utilidade pode estar para se tornar evidente com a chegada de uma nova solução da Hyundai. Será apresentada na CES deste ano e promete revolucionar a interacção que temos com os automóveis.
A solução que a Hyundai está a preparar para apresentar na CES 2015 irá permitir que qualquer utilizador que tenha um smartphone com Android Wear possa gerir remotamente o seu automóvel Hyundai.
É uma simples aplicação que permitirá ao utilizador interagir com o smartwatch, dando depois ordens ao seu carro, podendo abrir portas, ligar algumas funções ou simplesmente colocá-lo em funcionamento.
É claro e natural que esta aplicação tem algumas limitações que o obrigam trabalhar apenas em alguns modelos de automóveis e na presença de smartphones Android.
A aplicação Blue Link irá fazer a ponte entre o smartwatch do utilizador e o seu automóvel, podendo o utilizador tomar uma grande variedade de acções, quer através de comandos de voz ou simplesmente através do toque na opção pretendida no ecrã do smartwatch.
Esta aplicação faz uso da tecnologia Blue Link, que está já equipada em muitos automóveis da Hyundai. A lista completados modelos que vão suportar a integração com esta nova aplicações e com o smartwatch será apresentada dentro de dias, durante a CES.
Apesar de ser uma tecnologia revolucionária e que ajudará os utilizadores, as funções que o Blue Link fornece ainda são algo limitadas. Poderá ser possível ao utilizador ligar e desligar o motor do carro, apenas quando este foi ligado remotamente, trancar e destrancar as portas do carro, lidar e desligar as luzes ou simplesmente tocar a buzina.
Mas para além desta interacção directa com o carro, o Blue Link poderá ainda localizar remotamente o seu carro ou ligar para algumas linhas de suporte da Hyundai.
É claro que associado a toda estas novas funções, estará associada uma forte camada de segurança. Apenas os utilizadores autorizados vão poder fazer o emparelhamento com os seus telefones e remotamente dar ordens ao carro.
Este é apenas o primeiro passo para a interligação entre os smartwatch e equipamentos externos, sempre controlados através do smartphone e com segurança apertada.
É também uma das primeiras utilizações dos smartwatchs fora dos contextos normais e que lhes vão dar uma utilidade maior e mostrando que estes dispositivos ainda podem ser usados em muitas outras situações.