Pplware

A Huawei e a M1 conseguiram atingir 1Gbps numa ligação 4.5G

As redes móveis são cada vez mais os canais preferenciais para a troca de informação. Com o crescimento do mercado dos smartphones estas redes necessitam também de evoluir de forma a garantirem uma maior largura de banda e assim suporte para novos serviços.

O caminho está já a ser traçado para a nova geração e a Huawei conseguiu agora estabelecer uma ligação de 1Gbps em cima da rede 4.5G.

Este feito que a Huawei  agora conseguiu, foi realizado em conjunto com a M1, a terceira maior operadora de telecomunicações de Singapura. Os testes realizados entre estas duas empresas conseguiram atingir valores elevados de transferências de dados: 1Gbps de download e 130Mbps de upload.

Ainda é apenas num cenário controlado e em laboratório, mas este feito vem provar que esta nova tecnologia está prestes a ser lançada e disponibilizada aos consumidores.

Os testes decorreram com base em quatro tecnologias de rede: 4×4 Multiple-Input Multiple-Output (MIMO); two-component carrier (2CC) uplink carrier aggregation; 3CC tri-band downlink carrier aggregation e Higher Order Modulation 256 Quadrature Amplitude Modulation (QAM). O curioso é que as empresas usaram hardware que pode actualmente ser encontrado já no mercado e também um dispositivo CAT14 da Huawei que é ainda um protótipo.

Com estes testes, fica aberta a porta para o início da disponibilização da tecnologia 4.5G numa operadora comercial, recorrendo à oferta que a Huawei coloca no mercado.

The successful trial marks the beginning of 4.5G era in Singapore, demonstrating Huawei and M1’s continual innovation in delivering the benefits of the latest mobile technology advances to Singapore consumers, for instance, in enabling machine-to-machine connections and improving HD video experience

Com a chegada do 5G apenas prevista para 2020, importa às operadoras móveis conseguirem fazer evoluir a actual tecnologia 4G e retirar dela velocidades de transferências de dados ainda mais elevadas.

A solução passa pela chegada do 4.5G, que muito em breve estará disponível para todos os operadores, baseada nos actuais equipamentos e com um investimento que se espera que seja mínimo.

É certo que em Portugal estas velocidades são ainda uma ideia de futuro, mas o facto de estarem a ser preparadas indicam que vão chegar ao nosso país.

Exit mobile version