Pplware

A Google mostra-lhe o que anda a sincronizar com o Chrome

A funcionalidade de sincronização de dados do browser da Google é uma das suas muitas características que o destacam face à concorrência.

Não se limita a transmitir os dados entre instâncias deste browser, mas também as guarda centralmente, o que permite que recuperemos o nosso Chrome em poucos minutos, caso este tenha algum problema.

Mas ao mandarmos esses dados para a Google, não conseguimos saber a quantidade de dados que estão a ser enviados e que tipo de dados passamos para armazenamento. Ciente da necessidade de dar acesso a estes dados, a Google resolveu disponibilizar essa informação para todos os seus utilizadores.

A sincronização de dados é algo que actualmente existe na maioria dos browsers, mas nenhum o faz como a browser da Google, não apenas pelos tipos de dados que são guardados, mas também pela utilidade que estes podem ter.

Conseguimos ter em qualquer local o nosso browser fielmente replicado e sincronizado, podendo retomar as nossa navegações e as nossas definições, não alterando a forma de usarmos este browser.

No caso de o nosso computador ser formatado ou perdermos a nossa instalação do Chrome, em poucos minutos podemos ter de volta o nosso browser como se nada se tivesse passado.

Conseguimos guardar e ter acesso a todos os dados da nossa utilização. São aplicações, extensões, definições, preenchimento automático, histórico da Omnibox, favoritos, passwords e separadores abertos.

Todos esses dados são enviados do Chrome para os servidores da Google e no sentido inverso, podendo ou não ser cifrados, para garantir uma camada de segurança adicional. Esta configuração, que pode ser feita para cada um dos elementos individuais, é feita nas definições do Chrome, ou directamente através da colocação do endereço chrome://chrome/settings/syncSetup na Omnibar.

Até agora não havia forma de controlar e eliminar esses dados que enviamos para a Google. Mas com a disponibilização da página de dedicada à sincronização do Chrome, podemos ver que dados estão armazenados e, principalmente, eliminar os dados alojados nos servidores da Google.

Nessa página pode ver, em formato de tabela, quantos elementos foram sincronizados para cada um dos diferentes itens que podem ser sincronizados. É dada também informação se esses dados estão ou não cifrados nos servidores da Google.

Ao passarem o rato pode cima de cada uma das entradas, é apresentada uma explicação do que cada um dos elementos disponíveis representa e de que forma pode ser usado.

Outra funcionalidade importante que pode ser acedida nesta página é a de eliminarmos os dados que estão guardados nos servidores da Google. Essa eliminação não é feita de forma selectiva e todos os dados presentes são eliminados.

Este processo de eliminação não pode ser revertido ou interrompido e demora algumas horas a ser realizado. É também interrompida a sincronização com esta conta.

Esta é a forma mais simples e rápida de eliminar os dados existentes numa conta de sincronização Chrome.

Naturalmente que o acesso efectivo aos dados é impossível e que apenas conseguimos ter acesso ao número de elementos que estão sincronizados entre os vossos Chrome’s e os servidores da Google.

Ainda assim apresenta muita informação útil e permite que tenhamos acesso à informação que estamos a gerar com o nosso Chrome.

Mais uma excelente integração entre um dos melhores browsers da actualidade e a empresa que disponibiliza alguns dos melhores serviços da Internet.


Homepage: Sincronização do Google Chrome

Exit mobile version