Pplware

A Google lançou o Keep, uma novidade já esperada

O lançamento de novos serviços por parte da Google costuma ser feito com recurso a muito espectáculo e até a algumas partidas mais estranhas. Desta vez nada disso aconteceu e o Keep, o novo serviço de notas e apontamentos, foi lançado sem qualquer aparato.

Já no início desta semana o Keep tinha vindo a público, por breves momentos, no que se pensa ter sido um erro. Da mesma forma como foi, erradamente, lançado, voltou de imediato a ser desabilitado.

No entanto o Keep estava apresentado e meio mundo ficou a conhecer o que a Google agora apresentou de forma oficial. O Keep, o serviço de notas e apontamentos da Google é público e pode ser já usado por todos.

O Keep é um serviço que permite aos utilizadores tomarem pequenas notas, na forma de texto, listas ou imagens. Este serviço gravita muito e torno da Web e dos dispositivos móveis, onde podemos aceder às nossas notas e criar novas.

A forma simples como podemos criar essas mesmas notas permite que usemos o Keep em qualquer situação em que necessitamos de tomar pequenos apontamentos ou criar listas de itens.

Como é um serviço virado para a utilização em vários meios e dispositivos, a inclusão da possibilidade de anexar imagens às nossas notas facilita ainda mais a posterior consulta da informação. Podemos simplesmente capturar uma imagem e incluí-la numa nota em vez de termos de escrever tudo o que necessitamos.

O Keep é uma ferramenta ideal para ser usada em dispositivos móveis e por isso a Google trabalhou muito na versão que já se encontra disponível para Android.

Claro que a versão browser, integrada com o Drive, terá a quase totalidade das funcionalidades, mas adaptada a este meio, com menores recursos, associados à mobilidade, que um telefone ou um tablet.

Dentro do Browser

anterior próxima

A integração do Keep no Drive da Google, que estará disponível dentro de poucas semanas, permitirá que criemos as nossas próprias notas ou listas.

O visual do Keep é o mesmo que vem sendo usado nas aplicações da suite Keep e na maioria dos produtor Google.

As notas podem ser arrumadas de forma a serem listadas por ordem de entrada ou na forma de quadrados que vão preenchendo o ecrã e que nos dão a dimensão dos elementos.

Para criar uma nova nota apenas necessitam de definir o seu título e o conteúdo, sempre de forma muito simples, limpa e sem complicações, tal como a Google nos habituou.

anterior próxima

Podemos adicionar elementos de cor, para melhor identificar as notas, como se de categorias se tratassem. A adição de imagens pode ser feita com o simples arrastar para dentro da nota.

A pesquisa, como seria de esperar, está presente e permite que procuremos termos nas nossas notas e listas. Este processo simplifica bastante o acesso às nossas notas quando estas começam a avolumar.

Aplicação Nativa Android

anterior próxima

É nos dispositivos móveis que o Keep se sente mais à vontade e onde poderá ser mais útil. Foi por isso que a Google criou e disponibilizou de imediato uma aplicação para Android (4.0+), onde poderemos explorar ao máximo as potencialidades do Keep.

A forma de tomar notas e criar listas é em tudo idêntica à versão do Keep a que acedemos pelo browser, mas com uma novidade que irá marcar a diferença. Podemos ditar as nossas notas e o Keep irá convertê-las em texto.

Para mantermos as nossas notas organizadas por prioridades, é possível movê-las no ecrã do Keep e assim dar-lhes a arrumação que pretendemos, seja por prioridade ou por outra qualquer ordenação que entendamos ser mais útil.

E porque os smartphones e tablets vêm equipados com câmeras fotográficas, podemos fazer a captura de imagens para o Keep directamente no local onde temos a informação de que necessitamos.

Browsers Móveis

anterior próxima

Apesar de apenas estar disponível, para já, para Android, a Google não esqueceu os restantes equipamentos. Por essa razão a versão para browsers móveis do Keep permite que tenhamos a mesma experiência de utilização que temos na versão para os browsers de Desktop.

A criação de listas e de notas é feita com a mesma simplicidade que nos outros suportes e a gestão dessas mesmas notas é também feita de forma natural.

Não existe ainda certezas de disponibilização e nem datas para lançamento das versões para iOS e outros sistemas operativos móveis, mas é certo que a Google irá trabalhar e lançar estas versões.

Até lá resta-nos usarmos a versão para o browser, que dá bem contado recado, se bem que sem as funcionalidades únicas que disponibilizam na versão Android.

Como é normal nestas ocasiões, a Google disponibiliza um vídeo onde podemos conhecer melhor o Keep e a forma simples e rápida como o podemos usar.

O ataque da Google a este nicho de mercado vem levantar problemas a outras empresas e a outros softwares que o dominavam. Será por isso de esperar novidades da concorrência e a criação de novas funcionalidades para marcarem a diferença e cativar os seus utilizadores.

Algo que essas empresas têm são clientes para Desktop, coisa que a Google poderia e deveria investir, dando uma maior liberdade aos utilizadores.

Como foi dito antes, o Keep está para já apenas disponível via browser, no endereço drive.google.com/keep, ou através da aplicação para Androiod. Nas próximas semanas espera-se a integração do Keep no Drive, com a possibilidade de criar notas directamente na sua interface.

Testem o Keep e conheçam mais a fundo o novo serviço de notas e listas da Google. Esta é uma novidade que todos esperavam e que estava por dias. Agora é pública e todos a podem usar.


Download: Google Keep Android
Homepage: Google Keep

Exit mobile version