Pplware

OMS: 80% dos moradores das cidades do mundo, respiram mau ar

A base de dados da Organização Mundial de Saúde, que agora cobre 3000 cidades em 103 países, revela que 80% dos moradores dessas cidades respiram mau ar, altamente poluído e com prejuízos graves para a qualidade de vida das pessoas.

Neste grupo de habitantes, o risco de aparecimento de doenças como o cancro do pulmão e outras doenças fatais é mais elevado.

Os residentes urbanos, em países pobres, são de longe os mais afectados, como refere a OMS. Observa-se também que quase todas as cidades (98%) de países com rendimentos médios e baixos, não têm um ar que cumpra as normas do organismo das Nações Unidas.

 

Mas e os países ricos?

Aí os números já são bem diferentes e nota-se que há uma maior preocupação com a implementação dos métodos anti-poluição. Neste grupo de países o número cai para os 50%, o que significa que as cidades mais ricas têm melhor ar.

A Poluição urbana continua a aumentar a um ritmo alarmante, causando estragos na saúde humana.

Referiu Maria Neira, chefe do departamento de saúde pública e meio ambiente da OMS.

 

Quais as doenças que mais têm aumentado com a poluição?

Segundo a base de dados da ONU, há uma deterioração geral do ar nas cidades do planeta e destaca-se o crescente risco de graves condições de saúde, onde se inclui o acidente vascular cerebral e a asma.

O relatório, que incidiu sobre o ar livre em vez de ar doméstico, comparou os dados recolhidos em 795 cidades de 67 países entre 2008 e 2013.

Acompanhando a prevalência de poluentes nocivos como sulfatos, nitratos e carbono negro, estes dados permitiram descobrir que a qualidade do ar era geralmente melhor nas regiões mais ricas, como a Europa e a América do Norte, mas piora nas regiões em desenvolvimento, sobretudo no Oriente Médio e sudeste da Ásia.

No geral, os contaminantes presentes no ar exterior causam mais de 3 milhões de mortes prematuras por ano, disse a responsável da ONU.

 

Quais são as cidades com o pior ar?

A qualidade dos dados relativos à poluição do ar fornecidos pelos países varia consideravelmente e a OMS não compila um ranking das cidades mais poluídas do mundo. Mas, numa amostra de ar das chamadas “mega cidades”, com uma população superior a 14 milhões, Nova Deli, na Índia, é considerada a mais poluída, seguida pela capital do Egito, Cairo e Dhaka, a capital do Bangladesh.

A falta de dados ditou a exclusão de outras mega cidades, principalmente as da África Central, como Lagos, na Nigéria. Os dados sobre a qualidade do ar são escassos e não permitem uma informação real sobre este assunto, o que também acontece em muitas outras partes do continente africano, referiu a OMS.

 

E na Europa, quais serão as cidades com mau ar?

Uma amostra de dados europeus determinou que Roma tinha um ar ligeiramente pior do que Berlim, seguida por Londres e Madrid. As cidades portuguesas apontadas como tendo um mau ar são Albufeira, Almada, Braga, Coimbra, Faro, Ílhavo, Lisboa, Loures, Santo Tirso, Sintra, Vila do Conde e Vila Franca de Xira.

 

Quais serão os factores chave?

Carlos Dora, coordenador do departamento de saúde e meio ambiente público da OMS, apontou vários factores importantes que determinam a qualidade do ar de uma cidade.

 

 

 

OMS

Exit mobile version