Pplware

15 Apps para comunicar gratuitamente com o seu smartphone

Hoje em dia as mensagens escritas são tão usadas como as chamadas telefónicas, se não mais ainda! Dirão que depende do segmento, verdade, um compensa o outro e não há quem não use, quem envie ou receba. Mas o paradigma mudou, hoje podemos enviar e receber mensagens de texto, voz e vídeo sem gastar um cêntimo, com Internet presente nos smartphones, basta termos uma aplicação que podemos usufruir destes contactos a custo zero.

Mas o que escolher? É uma questão de moda. é verdade, mas podemos escolher e para isso deixamos um conjunto de 15 aplicações que podem usar gratuitamente.

As aplicações “over-the-top” (OTT) são serviços de mensagem à responsabilidade de terceiros que não utilizam os meios de entrega de SMS das operadoras. Estes serviços recorrem à entrega de mensagens via ligação de dados, desta forma não é cobrado qualquer valor pelo serviço. Não existe um número concreto, mas estipula-se que cada utilizador com estes serviço enviem em média 32.6 mensagens por dia, enquanto os utilizadores do tradicional SMS enviam, em média, 5 mensagens por dia. O motivo é simples de adivinhar, mesmo com muitos dos planos hoje contemplarem SMS gratuitos, mas nos planos profissionais esses SMS são taxados a preços proibitivos.

Então o que tem o mercado para oferecer a quem pretende usar estas ferramentas no seu dia-a-dia profissional e/ou privado?

 

1. Whatsapp

A aplicação WhatsApp Messenger está disponível nas principais plataformas móveis e permite a troca de mensagens, imagens e vídeo entre utilizadores sem pagar o custo de uma SMS. O sucesso exponencial do serviço catapultou-o para as bocas do mundo, surgindo rumores acerca de uma possível aquisição por parte do Google.

A aplicação, que foi gratuita durante muito tempo, custa agora 0,89 euros para iPhone, no iPhone, mas é gratuita para Android, BlackBerry, Windows Phone e Symbian.

Os seus responsáveis dizem que têm mais utilizadores que o Tweeter. Tornou-se numa das mais utilizadas mas também tem sido alvo de alguns problemas de segurança e falta de privacidade, sendo frequentemente apontadas falhas nessas áreas. Contudo, é uma referência actualmente.

Embora popular, não tem os mais avançados recursos nem funcionalidades, o marketing nesta App funcionou muito bem. Não deixa de ser uma excelente opção, mas há melhores e gratuitas.

 

2. Hangouts

Esta é uma novidade que a Google apresentou no recente evento I/O do passado dia 16 de Maio. Os Hangouts dão uma nova vida às conversas individuais e de grupo com fotografias, emoji e chamadas de vídeo gratuitas.

Ligue-se aos seus amigos através de um computador, telemóvel ou tablet. As vídeo-chamadas tornam um Hangout mais divertido. Transforme uma conversa numa video-chamada com um máximo de 10 amigos.

Veja e retome os Hangouts em qualquer dispositivo. Seja notificado(a) apenas uma vez. Após ver o alerta, este desaparecerá dos restantes dispositivos.

Suspenda notificações caso prefira responder mais tarde, consulte as conversas anteriores, incluindo as fotografias partilhadas e o histórico da vídeo-chamada. Isto e muito mais para conversar gratuitamente. Pela utilização, ainda não está totalmente afinada, mas será um bom recurso, pois juntamente com o Gmail/Gtalk o cenário é de milhões de utilizadores, o que promete.

Seja notificado em qualquer lugar e em qualquer hora apenas usando a sua conta do Gmail. Isto por cá promete. Esta App está disponível para iOS, Android e para Google Chrome.

 

3. Viber

O Viber é uma aplicação para iPhone, Android, BlackBerry, Bada, Nokia e Windows Phone que permite estabelecer chamadas e enviar mensagens gratuitamente entre utilizadores que tenham a aplicação instalada. Basta instalar, fazer o pedido de agregação à rede, receber um SMS com um código e temos a funcionar a aplicação que nos liga a um sistema inovador.

A mais recente actualização levou também este serviço ao Windows e Mac OS X, o que estendeu consideravelmente a sua acção a outro segmento também ele muito apetecível.

Esta foi das pioneiras no que toca a permitir usar estas infraestruturas para enviar mensagens de texto e voz sem gastar um cêntimo. A qualidade de som e a possibilidade de ser usado em multi-plataforma deu ao Viber um reconhecimento e por isso é dos mais populares e usados no mundo. Continua a ser dos melhores, embora não tenha evoluído em termos de funcionalidades no segmento mobile.

 

4. Skype

Esta é uma das mais faladas ferramentas de comunicação da actualidade. Isto pela “exigência” da Microsoft, actual proprietária do serviço, em passar todos os utilizadores do MSN Messenger para esta plataforma.

Esta foi das pioneiras no serviço VoIP e trouxe muitas das ideias ao mercado das comunicações que hoje conhecemos. Podemos falar através de vídeo, mensagens e até deixar uma mensagem de vídeo gravada para quem está offline, tudo graças aos incrementos que a Microsoft tem desenvolvido nesta ferramenta.

Tem suporte para Windows, Mac OS X, iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia, além de outras plataformas. Além disso tem integração no Outlook permitindo uma utilização web de todas as suas capacidades.

Já foi simples, já foi complexa, hoje está em vias de simplificação e unificação, ainda falta bastante para ser o que em tempos foi, uma escolha de confiança, isto porque a imposição nunca foi uma boa política  vamos ver a evolução desta ferramenta.

 

5. Facebook Message

Esta nova funcionalidade que o Facebook integrou há alguns meses, permite enviar mensagens aos teus amigos gratuitamente. Esta funcionalidade é muito interessante porque pode ficar a mensagem em offline e podemos mais tarde ver, quando entrarmos no serviço, contudo, as notificações podem também alertar-nos da existência destas mensagens.

É uma forma muito rápida de comunicarmos, permitindo também video-chamadas usando os smartphones, PC’s ou tablets.

A nova versão do Facebook deu mais liberdade às conversas e agora o ícone do chat “vagueia” para onde o quisermos arrastar. Podemos saltar facilmente entre amigos e trocar conversas, links, imagens até podemos mesmo disponibilizar a nossa localização, se assim pretendermos.

O Facebook Home vem trazer, para já só ao Android, uma skin que promete revolucionar, não só as conversas, mas também a interacção com o próprio smartphone. Vamos ver o que nos espera.

 

6. Kik Messenger

Segundo os responsáveis do Kik, este tem já 50 milhões de utilizadores que o adoram! Este é uma App de mensagem instantâneas, bastante rápido, simples e pessoal para smartphones, que o liga facilmente e a custo zero aos seus contactos. O Kik é de uma nova geração de mensagens instantâneas para smartphones, é uma app mais rápida e confiável deste segmento de mercado. E com as notificações de mensagens enviadas, entregues, lidas e digitadas, as suas conversas terão vida.

Tem a particularidade de atribuir ao utilizador um nome Kik e não um ID usando o número de telefone, como muitos usam, existe desta forma alguma privacidade. Não é à toa que o Kik é a principal forma com que as pessoas se comunicam em outros aplicativos de mídia social, tais como o Instagram, SocialCam e Viddy.

O Kik Messenger está disponível gratuitamente para iOS, Android, BlackBerry, Ovi e Windows Phone.

 

7. Nimbuzz

O Nimbuzz permite efectuar chamadas, enviar possui funcionalidades de chat, permite partilhar fotos, vídeos e músicas em tempo real, gratuitamente. Com uma lista de contactos única, é possível falar com os seus amigos do Skype, Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, Google Talk, Twitter, além de outras redes sociais incluindo Facebook e MySpace.

É uma app que tem muito por onde se explorar, até porque permite compilar vários outros clientes. Esta App está disponível gratuitamente para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia e Java, assim como Windows e Mac OS X.

 

8. BlackBerry Messenger

BlackBerry Messenger é um cliente de chat oficial para dispositivos BlackBerry. Essencial para conversar, enviar SMS e manter a o histórico da conversa. Embora tenha um grafismo menos rico que outros, tem a particularidade de ser também ele muito rápido, personalizável e seguro. Esta App permite organizar os contactos pela sua preferência, criar atalhos personalizados e adicionar novos amigos sem complicação.

No BlackBerry Messenger, cada pessoa tem um perfil exclusivo com senha e até um código QR individual. Para incluir um novo contacto, basta enviar uma mensagem directa com o PIN ou endereço de e-mail.

Para já esta App está só disponível para BlackBerry, mas a empresa canadiana resolveu mudar a sua estratégia e decidiu apostar nas mais proeminentes plataformas móveis e, assim sendo, o BlackBerry Messenger vai ficar disponível para iOS e Android dentro de poucos dias.

 

9. WeChat

Este é uma char muito popular… porque é muito usado na República Popular da China. Claro que com isso tem um leque de utilizadores que superou os 300 milhões de utilizadores.

O formato do sistema é semelhante ao Viber e WhatsApss, onde, via número de telefone, recebemos um código para registar o nosso número na rede do serviço e depois temos chamadas via VOiP e SMS gratuitamente como já conhecemos noutros serviços.

Permite muitas funcionalidades interessantes, como convidar amigos enviando um código QR, permite vídeo-conferência e permite usar emoticons à farta, é muito gráfico, bem ao gosto do povo oriental, muitos bonecos e fotografias por todo o ecrã.

 

10. LiveProfile

Esta aplicação prima pela simplicidade. Para se registar solicita o seu email, o qual deverá ligar ao número de telemóvel. Esta é ao estilo do método do BlackBerry Messenger, também fornece um PIN a cada utilizador. Se pretender contactar alguém ser fornecer o número de telemóvel, apenas necessita de dar este PIN.

Permite o envio de vídeo e fotografias, emoticons, permite que transforme esta aplicação numa rede social, com interligação ao Tweeter e Facebook. Envia claro as suas mensagens de texto mas não permite que faça chamada de voz. O peso no sistema é a sua grande bandeira e está disponível para iOS, Android e BlackBerry.

 

11. Voxer

Este é um serviço diferente. É daquelas Apps que são usadas muito na América latina e nos Estados Unidos. Aliás, o descritivo no site da aplicação mostra mesmo a App em acção num meio profissional. Voxer é um sistema de envio de mensagens mas ao estilo Walkie Talkie.

Em vez de escrever uma mensagem de texto, o utilizador apenas tem de escolher o contacto, apertar o botão e falar. Largando o botão a mensagem de voz é enviada. Fantástico.

Esta App está disponível gratuitamente para iOS e Android. Claro que além da voz, também pode enviar fotografia e mensagens de texto. Outra grande particularidade é poder manter conversas em grupo no mesmo estilo Walkie Talkie.

 

12. Groupme

Esta aplicação, tal como o nome refere é como uma sala de chat privado para o seu pequeno grupo. Permite de forma gratuita coordenar um grupo de trabalho, organizar eventos com todos os contactos presentes e sincronizados, onde as mensagens e agenda estão sempre disponíveis.

O registo, tal como outros, é feito com um endereço de email, depois é solicitado o seu número de telemóvel e verificado com um código que recebe via SMS. Esta aplicação permite enviar ao grupo fotografias/imagens e a localização. Se alguém não estiver online, recebe via SMS a notificação.

Esta aplicação está disponível gratuitamente para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone, mas o utilizador pode também conversar com seus amigos a partir do seu computador no escritório, ou do seu tablet a partir do sofá.

 

13. Line

O Line é muito interessante. Começa logo pelo fundo da App, agradável e é muito parecida a outros serviços deste género. Colocamos o nosso número de telefone, recebemos um código e estamos registados na rede. Personalizamos com o nosso nome e imagem e temos os contactos sincronizados, assim como uma selecção daqueles que usam a App.

Com esta App o utilizador quer do iOS, Android, Windows Phone, Nokia, BlackBerry, bem como no PC com Windows, Windows 8 ou Mac OS X podem seguir as conversas e tratar das mesmas a partir dali.

O sistema permite anexar vídeo, imagens, localização, contacto e uma mensagem de áudio. Outro serviço também muito interessante.

 

14. ChatOn

Esta é a aplicação que a Samsung desenvolveu para o seu serviço, é como o serviço BlackBerry Messenger ou o iMessenger, serviços dedicados a cada segmento e marca, embora que o ChatOn está disponível para Android, bada, Windows Phone, BlackBerry e tem uma versão para PC.

A utilização é simples, depois de descarregar a aplicação, que é gratuita, o utilizador só necessita do seu nome para se entrar no serviço, mas pode registar-se e colocar o seu número de telefone para “saber” dos seus contactos quem usa também esta App.

Esta é das mais completas Apps, permite enviar texto, vídeo, fotografias, contactos, animações desenhadas na aplicação, a nossa localização e até anexar um ficheiro. Gostei bastante.

 

15. iMessage

A App Mensagens inclui o iMessage, um serviço de mensagens que é ainda melhor do que enviar mensagens de texto, porque é grátis via Wi-Fi, para si e para qualquer pessoa que utilize um dispositivo iOS ou Mac. E é ilimitado. Por isso, envie todas as mensagens de texto que quiser, além de fotografias, vídeos, localizações e contactos.

Quer sobre WiFi quer sobre uma rede de dados, a qualidade é excelente e permite trocar informações em tempo real com avisos de entrega. Embora seja só um serviço disponível para dispositivos com iOS, este é um serviço muito utilizado e que veio de certa forma revolucionar no segmento iOS a troca de mensagens, independentemente ao operador de rede móvel usado por cada um de nós.

 

App Bónus

 

16. Talk.to

Talk.to é uma aplicação que cresceu nos Browsers e foi portado para o mundo mobile. Este oferece a possibilidade de enviar SMS de forma gratuita para qualquer número do mundo. Basta que instale o Talk.to, configurar com as contas e o começar a usar.

Para a experiência de utilização ser completamente transversal, o Talk.to pode ser usado em qualquer dispositivo móvel, iOS, Android ou Windows Phone e depois ser transposto para o Browser.

Assim, esta App permite que seja reunido num só local vários serviços e usada como centro de comunicações, um Hub com recurso ao Browser e aos dispositivos móveis.

Exit mobile version