O WhatsApp é a plataforma e aplicação de mensagens instantâneas mais popular da atualidade, residindo em milhões de smartphones Android e iOS. Ao mesmo tempo, é uma das aplicações que mais novidades tem recebido nos últimos meses. No entanto, vai receber ainda mais funções num futuro próximo.
Em seguida poderá inteirar-se das 10 maiores melhorias a caminho do seu WhatsApp.
Em primeiro lugar, mais privacidade para as suas conversas através deste serviço. Mas temos também mais controlos para o utilizador, alguns limites para as partilhas que de outra forma poderia propagar fake news na plataforma. Há ainda funções já expectáveis como o dark mode, bem como pequenas (e grandes) melhorias.
As novidades a caminho do WhatsApp
Ainda que todas estas novidades tenham sido abordadas no Pplware em ocasião anterior, a sua implementação é gradual. Assim sendo, pode até já ter recebido algumas destas nos smartphones Android e iOS, mais concretamente com as versões de teste. Já a versão estável demorará um pouco mais até as receber.
Ainda que algumas das mudanças possam passar despercebidas aos utilizadores, outras causarão mais impacto na forma como usam toda a plataforma. Além disso, as melhorias deverão estrear-se não só nos smartphones Android, mas também nos dispositivos iOS. Assim tem sido nos últimos anos com o WhatsApp.
Antes de mais nada, teremos mais segurança e privacidade. Com a implementação do bloqueio automático – já disponível para iOS. Na prática, poderemos definir intervalos de tempo após os quais a aplicação bloqueará o acesso à app. Esta mesma função está também a caminho do WhatsApp para smartphones Android.
Logo após, temos os métodos para desbloqueio da própria aplicação. Algo que também pode ser utilizado para garantir a segunda novidade, o bloqueio das capturas de ecrã ou print screens às conversas dentro do serviço em dispositivos móveis Android e iOS. Com efeito, só com a autenticação da outra parte é que tal será possível.
10 novidades a caminho dos smartphones Android e iOS
Em terceiro lugar teremos mais hipóteses de ilustração das nossas conversas. Para tal, os programadores do WhatsApp vão incluir mais emojis fornecidos pela própria plataforma. De igual modo teremos também autocolantes animados, mantendo o suporte para GIFs já suportado atualmente.
A medida visa dar aos utilizadores da plataforma mais oportunidades para ilustrar os seus chats, reconhecendo também a popularidade crescente dos autocolantes (stickers) para o WhatsApp. É uma tendência já bastante popular nos mercados asiáticos. Os autocolantes têm ganhando bastante tração, também no Brasil.
Da diversão e ilustração às fake news
A quarta novidade prende-se com as fake news, ou melhor, as formas de combate e clarificação de potenciais conteúdos falsos ou enganadores. Para tal, teremos não só a verificação das imagens pela Google, uma plataforma de fact cheking para material visual, mas também um reforço do controlo das partilhas.
Com efeito, passaremos a saber quantas vezes uma mensagem possa já ter sido reencaminhada para outros grupos ou salas de chat. Ao mesmo tempo, recordamos a restrição imposta no início do ano a 5 partilhas por cada mensagem em novos grupos. Algo que diminuiu efetivamente o alcance das partilhas no WhatsApp.
Deste modo, passaremos a saber se uma mensagem tem sido muito partilhada na plataforma. Além disso, o Google servirá de fact checker para verificação de uma imagem com o intuito de apurar a sua autoria e possível adulteração.
Do dark mode aos arquivos
Ainda que tenha sido uma das funções mais requisitadas pelos utilizadores de smartphones Android e iOS, o WhatsApp ainda não a implementou. O modo escuro ou dark mode que já é transversal a várias aplicações e que marcará presença não no Android Q, mas também no iOS 13, de forma nativa em ambos os casos.
Espera-se, portanto, que em breve também o WhatsApp apresente esta opção. Algo que nos dará uma inversão de cores ao longo da aplicação e todos os seus menus. A mudança tornará assim mais confortável a utilização da aplicação quando a luz escasseia. Será também uma boa forma de poupar bateria em ecrãs OLED.
Também para facilitar a sua utilização, as conversas arquivadas deixarão de o chatear. Assim que a função seja implementada, se arquivou um chat e este recebeu alguma nova mensagem, o mesmo não voltará ao topo da lista. Poderá ativar a opção e manter um chat arquivado, sempre, no fundo da lista de conversas.
Do áudio ao browser interno do WhatsApp
Os clips de áudio ou mensagens de voz são um dos formatos mais utilizados dentro da aplicação. Nesse sentido, a empresa quer melhorar a forma e organização do seu envio e consequente receção. Gostaria de ouvir todas as mensagens de áudio de um determinado remetente de forma sequencial e automática?
Com efeito, se um determinado remetente lhe enviou várias mensagens de voz, poderá ouvi-las sem interrupções. Será, portanto, uma boa forma de não interromper conversas, além de também organizar e facilitar a sua utilização em smartphones Android e iOS.
Além disso, também o WhatsApp receberá um browser interno. Algo já presente no Facebook, por exemplo, e que agilizará a abertura de alguma ligação (link) a partir da aplicação. Note-se ainda que o WhatsApp receberá uma janela flutuante para reprodução de vídeo a partir da aplicação, algo similar ao modo PiP do Android.
As novidades estão a ser testadas em smartphones Android e iOS
Por fim, cumpre salientar que todas estas novidades foram avançadas pela publicação WABetaInfo. Esta é entidade que tem por hábito acompanhar as novas funções a caminho da plataforma. Salientamos que estas funções estão a ser testadas na versão beta. Como tal, podem não chegar, todas, à versão estável.
Terminamos ainda com uma nota positiva para os utilizadores de iPad:
https://twitter.com/WABetaInfo/status/1115343853022789638