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10 companhias de aviação históricas que desapareceram

Privatizar ou nacionalizar, eis a questão! A discussão em torno da TAP continua e deve estar para durar. A verdade é que se trata de um processo pelo qual já passaram muitas companhias de bandeira, verdadeiros ícones. Umas foram estruturadas nas mãos de privados, outras simplesmente não conseguiram vingar e acabaram por desaparecer. Lembram-se destas “companhias de bandeira”?


A TAP é uma empresa de aviação com grande reputação no mercado da aviação. Contudo, na última década, a TAP tem tido uma gestão complicada e o seu futuro está está de volta à ribalta.

Há muitas ideias sobre qual deve ser o caminho a seguir. A privatização total é um dos caminhos apontados, a manutenção na órbita empresarial do Estado outro, havendo mesmo quem defenda que se deve deixar cair a empresa e deixar o mercado funcionar.

A verdade é que não era a primeira vez, nem de perto, nem de longe, que desaparecia uma marca histórica da aviação. Não faltam exemplos de empresas que pareciam autênticos colossos dos ares que acabaram desmanteladas ou absorvidas por grupos concorrentes.

Por isso, vamos recordar aqui algumas dessas companhias que marcaram uma época nos seus países, e até no mundo, mas que já não são mais do que uma recordação.

 

Companhias de aviação já desaparecidas

Estas companhias aéreas, no seu auge, eram símbolos nacionais e desempenharam papéis cruciais na evolução da aviação comercial. No entanto, devido a várias razões como crises financeiras, má gestão e a dura concorrência, acabaram por desaparecer.

1 – Pan American World Airways (Pan Am)

A Pan Am foi uma das mais icónicas companhias aéreas do mundo, fundada em 1927, pioneira em voos transatlânticos e a primeira a operar o Boeing 747.

Foi símbolo do glamour da aviação durante grande parte do século XX, mas enfrentou dificuldades financeiras e desapareceu em 1991.

 

2 – Trans World Airlines (TWA)

A TWA foi outra importante companhia aérea norte-americana, conhecida pelas suas rotas internacionais e ligações transatlânticas.

Operou desde 1925, até ser adquirida pela American Airlines em 2001, após anos de dificuldades financeiras.

 

3 – Swissair

A Swissair foi a companhia aérea nacional da Suíça e uma das mais respeitadas da Europa.

Fundada em 1931, colapsou financeiramente em 2001 e encerrou operações em 2002, sendo sucedida pela SWISS.

 

4 – Sabena

A Sabena foi a companhia aérea nacional da Bélgica, fundada em 1923. Atingida por problemas financeiros e operacionais, foi à falência em 2001.

A SN Brussels Airlines, que mais tarde se tornou Brussels Airlines, emergiu como a sua sucessora.

 

5 – Varig

A Varig foi a primeira e maior companhia aérea do Brasil durante várias décadas.

Fundada em 1927, foi uma referência em voos internacionais, mas entrou em declínio financeiro e encerrou operações em 2006.

 

6 – Alitalia

A Alitalia foi a companhia aérea nacional da Itália, operando desde 1946.

Conhecida pelas suas vastas ligações na Europa e internacionais, enfrentou uma longa crise financeira antes de ser substituída pela ITA Airways em 2021.

 

7 – Olympic Airways

A Olympic Airways foi a companhia aérea nacional da Grécia, fundada em 1957 por Aristóteles Onassis.

Operou até 2009, quando foi substituída pela Olympic Air, devido a dificuldades financeiras.

 

8 – Malev Hungarian Airlines

A Malev foi a companhia aérea de bandeira da Hungria, fundada em 1946.

A empresa encerrou operações abruptamente em 2012 devido a uma combinação de dificuldades financeiras e uma decisão da União Europeia.

 

9 – Austrian Airlines

Austrian Airlines foi fundada em 1957. Embora ainda a operar, a Austrian Airlines passou por uma grande reestruturação em 2009 e foi absorvida pelo grupo Lufthansa.

Com esta passagem para um dos maiores grupos de aviação do mundo, a empresa “desapareceu” como uma entidade independente.

 

10 – Air Inter

A Air Inter foi uma companhia aérea francesa focada em voos domésticos.

Fundada em 1954, foi integrada na Air France em 1997, marcando o fim das suas operações como uma entidade separada.

 

 

Futuro da TAP

Será também este o futuro da TAP? Uma marca com vasta história, mas sem futuro? Não se sabe. Há muitos interessados na companhia aérea portuguesa, até porque há rotas muito desejadas, designadamente para o continente americano e África.

A verdade é que se a TAP enfrenta um futuro desafiador, também não é menos repleto de oportunidades. Após anos de reestruturação e ajustes operacionais, a companhia está a focar-se na modernização da sua frota, na melhoria dos serviços e na expansão das rotas internacionais, especialmente para o Brasil e América do Norte.

A sustentabilidade será um elemento-chave, mas a empresa terá de continuar a lidar com a concorrência crescente e a incerteza económica global. A estabilidade financeira e a capacidade de adaptação serão cruciais para o sucesso a longo prazo.

 

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