Pplware

Ydreams: A Realidade Aumentada além-fronteiras

A Ydreams é uma empresa portuguesa especialista em tecnologias de interacção, com foco na área da Realidade Aumentada. Durante os últimos anos tem vindo a desenvolver ambientes interactivos de larga escala, produtos inovadores e propriedade intelectual, através da combinação de tecnologia e design.

O Pplware foi convidado a visitar as suas instalações, no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, a fim de conhecer este caso de sucesso português e saber um pouco mais acerca do seu trabalho e da forma como a Realidade Aumentada promete inovação para o futuro.

A empresa

As instalações da Ydreams encontram-se bastante isoladas do restante campus universitário, saltando à vista a sua paisagem envolvente e a calma que rodeia o edifício. Ao entrarmos, fomos prontamente recebidos pelo Corporate Communications Director da empresa, André Lapa, que nos introduziu um pouco da da sua história e origens.

A Ydreams investiga e desenvolve tecnologia proprietária e patenteada em áreas com o o processamento de imagem, Realidade Aumentada, interfaces activadas por gestos e computação invisível. Tem sido ainda frequentemente referenciada na imprensa portuguesa com um caso de sucesso no campo das novas tecnologias, com destaque para o posicionamento global da empresa. Para mais informação sobre a empresa, consulte o site oficial e a Wikipédia.

O interior do edifício tem um aspecto jovial, descontraído e moderno. Paredes coloridas, quadros e mobília moderna criam um ambiente chill-out, apetecível para uma tarde de convívio entre amigos. Uma mesa de ping-pong no meio de uma sala sugere ainda a possibilidade de alguma diversão enquanto se trabalha.

O André Lapa diz-nos que o espírito da empresa é bastante flexível e descontraído. Trabalha-se bastante, mas também se relaxa, dá-se um saltinho à praia para apanhar umas ondas por exemplo. Existem ainda várias bandas musicais no interior da empresa, que chegam mesmo a competir e a ganhar prémios internacionais em concursos de bandas de empresas. Cada trabalhador tem o seu próprio hobby e tem toda a liberdade para o desenvolver, avivando ainda mais a sua veia criativa. Afinal de contas, a Ydreams vive de criatividade e de ideias inovadoras.

A apresentação

O objectivo da nossa visita foi aprender um pouco acerca da Realidade Aumentada. Mas afinal o que é isto? Foi exactamente isso que nos foi apresentado na Ydreams: exemplos de Realidade Aumentada no mundo e os projectos que a empresa desenvolve nesta área.

Talvez até já tenha ouvido falar neste palavrão, ou mesmo na expressão anglo-saxónica augmented reality, ou então nem por isso, mas em todo o caso suponho sinta a necessidade de de uma definição mais clara deste conceito.

Segundo a Wikipédia:

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Actualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.

Com certeza já teve contacto, pelo menos uma vez na vida, com este tipo de realidade. Basta lembrar-se dos jogos de vídeo que acompanharam a sua infância e que cada vez mais se tornam mais e mais realistas. Além de uma representação cada vez mais fiel da realidade, deverá ter reparado na quantidade de informação “extra” adicionada a cada imagem. Não se recorda? Lembre-se das indicações dos inimigos, das munições disponíveis ou itens no inventário, tudo isto é informação que aumenta a sua realidade, neste caso virtual!

Além destas aplicações no mercado consumidor, maioritariamente na área do divertimento e lazer, o conceito de realidade aumentada permaneceu um tanto quanto fechado e resguardado para áreas como a militar e mecânica. Na área da mecânica, por exemplo na mecânica automóvel, já falamos anteriormente neste artigo sobre como este conceito poderá ajudar um mecânico automóvel ou qualquer pessoa sem muitos conhecimentos a remover e colocar peças no seu automóvel.

Se gosta de filmes de ficção científica ou filmes que decorrem no futuro, com certeza teve oportunidade de observar toda uma panóplia de dispositivos electrónicos tais como grandes capacetes ou óculos que permitem ao utilizador ver a realidade – através de vídeo (video seethrough) ou através de umas simples lentes (optical) – e adicionar informações desde o grau mais corriqueiro ao mais complexo.

Como funciona?

O processamento da realidade aumentada está dividido em três fases:

  1. Captura da imagem por uma câmara.
  2. Renderização da imagem.
  3. Mistura da realidade virtual.

Os novos dispositivos do mercado, nomeadamente os novos smartphones que já possuem GPS e bússola integrados, já permitem uma nova gama de possibilidades no campo da realidade aumentada. Correntemente no mercado, os smartphones que possuem estas capacidades estão limitados ao iPhone 3GS e a alguns modelos Android.

Com este tipo de equipamentos torna-se possível saber a localização mais ou menos exacta e a direcção do utilizador, permitindo aplicações como uma espécie de guia turístico virtual. Imagine a possibilidade de filmar com a câmara do seu telemóvel qualquer local do mundo e imediatamente este lhe devolver informações realmente úteis?

De facto, já existem projectos que aplicam este conceito, por exemplo o Layar, o primeiro browser de realidade aumentada do mundo, disponível para alguns modelos Android, desde Junho deste ano.

Um dos projectos mais sonantes da Ydreams, o qual tivemos o prazer de experimentar nas traseiras do edifício, é o Virtual Sightseeing. É uma espécie de visualizador para parques, monumentos, paisagens, enfim, tudo o que tire partido de informação adicional para o seu utilizador.

Com um grande design, uma interface verdadeiramente intuitiva e tecnologia de Realidade Aumentada, o VS Scenic Viewer permite ao seu utilizador explorar informação de uma forma entusiasmante acerca do mundo que nos rodeia, através de um acesso instantâneo a conteúdo multimédia relativo ao ponto de interesse do utilizador.

O Virtual Sightseeing já é comercializado e encontra-se disponível em vários sítios do país, principalmente miradouros.

Fiducial Markers

São uma espécie de marcadores usados em processamento de imagem como medida de comprimento ou ponto de referência. Podem ser utilizados em qualquer tipo de objectos ou mesmo no corpo humano de forma a possibilitar uma interacção mais física e realista com o sistema de realidade aumentada.

Aqui os pequenos símbolos sobre a mesa captados pela câmara do iPhone permitem que o software saiba referenciar a posição de cada cubo e assim permitir ao utilizador brincar um pouco com a Realidade Aumentada.

Os grandes marcadores quadrados sobre os pulsos e sobre o objecto permitem saber exactamente a sua posição e orientação.

O jogo para a PS3 “Eye Of Judgement” que tira partido da câmara EyeToy é ainda outro exemplo da utilização de pequenos marcadores em objectos físicos, neste caso cartas. É impressionante como se consegue “tornar realidade” jogos de cartas como o tão famoso “Magic: The Gathering”, controlar directamente os ataques das nossas criaturas e observar de perto toda a envolvência de efeitos especiais através do televisor.

Publicidade

Este é um segmento com muita potencialidade utilizando este tipo de tecnologia. Um bom exemplo disso é o Artvertiser, um projecto de Realidade Aumentada dirigido às grandes metrópoles que utiliza uma espécie de binóculos que permitem ao utilizador visionar determinados anúncios publicitários como se estivessem projectados em grandes placards. Quem sabe estes anúncios poderão ser especificamente direccionados a esse utilizador, à semelhança do que o motor de busca Google faz.

Outra utilização possível para este tipo de tecnologia são os estabelecimentos comerciais, onde por exemplo, num supermercado, ao ser colocado um produto alimentar em frente a uma câmara, seria mostrado num ecrã todas as características desse produto.

Um exemplo já existente encontra-se disponível nos chamados “quiosques de realidade aumentada Lego” que permitem que se posicione a caixa de um produto Lego em frente a uma câmara e é exibido num ecrã o resultado da montagem desse produto, de forma a dar a sensação real do que aquele brinquedo poderá vir a ser!

A Ydreams desenvolveu também um chão interactivo para a Toyota que, tal como é possível observar na imagem abaixo, permite colorir um automóvel da marca, através da sua sensibilidade ao toque.

Outro exemplo de um chão interactivo desenvolvido pela empresa é esta espécie de tapete de boas-vindas que, ao ser atravessado por alguém, emite sons e exibe imagens de um pequeno jardim virtual, sendo ainda possível perseguir um pequeno coelho à volta da área.

Jogos/Lazer

ARhrrrrrrr é um first person shooter que tira partido da Realidade Aumentada. O objectivo é simples: matar todos os zombies que vão aparecendo pelas ruas utilizando para isso um pequeno toque sobre o ecrã do telemóvel e até existe a possibilidade de colocar Skittles pelas ruas e detoná-los como se fossem autênticas bombas!

Aqui está outro projecto da Ydreams ligado à vertente mais lúdica da Realidade Aumentada, em que existe uma interacção entre pessoas e elementos virtuais num cenário físico.

Ainda relacionado com a vertente lúdica, mas desta vez mais para crianças, a Ydreams desenvolveu o Flapi, uma mascote doméstica e ainda outros personagens virtuais num ambiente físico com obstáculos, interagindo com uma criança.

O Project Natal, já aqui falado no Pplware, é um dos expoentes máximos desta tecnologia. Uma das grandes inovações face ao EyeToy da Playstation 3 é a câmara capaz de percepcionar profundidade, o que leva o controlo por parte do utilizador a um nível nunca antes visto.

Video-Mapping

Esta é uma das técnicas actualmente utilizadas para animar um pouco (muito!) edifícios, seja por fins publicitários ou mesmo monumentos históricos. São projectadas imagens sobre edifícios mais ou menos irregulares acompanhadas de música e efeitos sonoros à mistura de forma a criar uma ilusão da realidade bastante boa! Vejam no seguinte vídeo o que esta tecnologia permite.

E foi aqui que terminou a apresentação sobre esta tecnologia. Prometo-lhe ainda para breve um artigo sobre mais projectos criados por esta empresa portuguesa que tanto tem contribuído para o prestígio do nosso país na área da tecnologia. Deixo ainda o meu agradecimento em nome da equipa do Pplware à Ydreams por nos ter recebido prontamente afim de construir este artigo que tiveram (espero eu!) o prazer de ler.


Homepage: Ydreams
Vídeos: Vimeo
Vídeos: Youtube

Exit mobile version