Pplware

WattUp – Carregamento sem fios à distância está mesmo a chegar

Embora seja reconhecida a utilidade do carregamento sem fios, esta tecnologia ainda não conseguiu convencer a maior parte dos utilizadores.

No entanto, uma evolução importante pode estar a caminho, com a iminente introdução no mercado do WattUp, um sistema de carregamento sem fios à distância sem a necessidade de utilização de bases de carga.


A tecnologia de carregamento tem evoluído bastante nos últimos anos, quer com o surgimento do carregamento rápido como do carregamento sem fios.

Se o carregamento rápido é uma tecnologia bem implementada, já o carregamento sem fios tem sofrido uma implementação mais lenta e com ceticismo por parte dos utilizadores, muito devido à menor velocidade de carga e à necessidade de uma base específica onde pousar o dispositivo para o carregamento. No entanto, isto poderá estar para mudar com a aprovação da comercialização do WattUp.

WattUp – A solução para o carregamento sem fios à distância

Nos últimos tempos, várias têm sido as notícias que falam do desenvolvimento de uma tecnologia que permite um verdadeiro carregamento sem fios. A Energous é uma das empresas que mais tem investido nesta inovação com o seu WattUp, uma tecnologia que ainda não tinha um produto final.

No entanto, depois do registo por parte da FCC do primeiro carregador sem fios à distância, esta poderá ser uma realidade próxima. Este registo comprova a viabilidade da comercialização nos Estados Unidos destes dispositivos, que deverá chegar ao mercado muito brevemente.

O sistema de carga sem fios à distância é composto por um emissor de radiofrequência que transmite a energia a recetores que se localizem dentro de uma área de 3 pés, ou seja, 0.91 metros. Este emissor pode, por exemplo ser colocado num computador, que irá carregar um ou mais dispositivos compatíveis nas proximidades.

Embora a área de carregamento seja pequena, a verdade é que é um avanço significativo nesta tecnologia. Nos próximos tempos a Energous deverá focar-se em maturar esta inovação, aumentando o raio de ação e convencendo o máximo de fabricantes possíveis a adotar esta tecnologia nos seus dispositivos.

A CES 2018, que se realiza já no próximo mês, deverá ser palco da apresentação das soluções comerciais do Wattup, assim como da demonstração do seu funcionamento, onde poderemos realmente confirmar se esta tecnologia cumpre eficientemente com o que promete.

Exit mobile version